O que é um Jingle?

Jingle não tem uma tradução direta para o português que ofereça o verdadeiro sentido da palavra. Assim, utilizamos Jingle sempre na sua forma original, em inglês.
Trata-se de uma música ou canção curta utilizada em publicidade e propaganda para divulgar um produto ou serviço.
Apesar de não haver uma data certa para se definir quando os jingles tiveram início, foi na década de 20 que algumas empresas começaram a musicar seus slogans e frases de efeito para veicular no rádio, que era o centro de entretenimento das famílias daquela época.
No Brasil os jingles usados no rádio migraram para a TV acompanhando comerciais de 30 e 60 segundos.
A força dos jingles era tão grande que a música e a letra permanecia na cabeça dos consumidores de uma maneira mais clara que o próprio filme.
Esse foi o caso do Café Seleto (Depois de um sono bom, a gente levanta, toma aquele banho, escova os dentinhos) e dos cobertores Parahyba (Já é hora de dormir, não espere mamãe mandar, um bom sono prá você e um alegre despertar).
O sucesso desses jingles logo fez com que diversas outras empresas utilizassem o formato, como a D. D. Drin que utilizou diversas versões e ritmos do seu seu jingle durante muitos anos (… e os passeios da barata pela casa vão ter fim, DDDrin, DDDrin, D… D…. Drin) O mesmo ocorreu com as Casas Pernambucanas e o seu inesquecível jingle (Não adianta bater, eu não deixo você entrar, as casas Pernambucanas é que vão aquecer o meu lar).
Muitos confundem Spots com Jingles. E a diferença está exatamente na música. Enquanto um Spot é Falado o Jingle é cantado.

Nikon se engana e publica foto de uma câmera Fuji em anúncio

NikonUm anúncio que visa mostrar as lembranças das pessoas através das lentes da Nikon acaba dando pontos para uma de suas concorrentes. Em um cartaz onde se lê: “I see our heritage through Nikon spectacle lenses” algo como “Eu vejo nossa herança através das lentes espetaculares da Nikon”, ao invés de colocar uma câmera Vintage da marca, procurou-se uma foto com câmeras antigas e acabou se publicando uma imagem da concorrente Fuji.
A empresa explica que a imagem foi adquirida de um banco de fotos e, como a câmera estava sem marca, acabou enganando a todos que participaram da criação e revisão do anúncio.
O erro foi notado por David McDonald, Um Irlandês que chamou a atenção para o engano em seu Twitter.

Barbie usa garoto em anúncio pela primeira vez

MoschinoUma novidade apareceu recentemente nos comerciais da Barbie. E não é nenhum acessório ou vestidinho fashion, mas sim, um menino. Isso mesmo. Um menino de verdade em carne e osso apareceu pela vez na história dos anúncios da Barbie, no filme da Barbie “Moschino”.
O menino tem um papel emblemático no filme tentando remover o fator gênero na compra de brinquedos.
No Brasil, o fator é muito forte. Artigos azuis para meninos e rosa para meninas. Suzy para meninas e Falcon para meninos.
Barbie moschinoNo exterior, no entanto, está se tentando reduzir a grande distância entre produtos feitos para crianças de gêneros diferentes. Afinal, por que o Falcon era para meninos e o Ken, namorado da Barbie é para meninas? a resposta está não apenas no boneco, mas, talvez, na atividade do boneco. O Falcon era um soldado guerreiro, enquanto o Ken é, digamos assim, um metrossexual.
Em um momento do filme o garoto afirma: “Moschino Barbie is so fierce!”, que em uma tradução literal seria algo como “A Barbie Moschino é tão ousada”, mas a palavra Fierce poderia ser traduzida, também, como feroz.

Veja o filme abaixo

 

Facebook Summit escolhe a XYZ como nova agência

Main Stage - FACEBOOK SUMMIT 2015XYZ é a nova agência do Facebook Summit
Agência especializada em marketing de entretenimento aumenta cartela de cliente

A XYZ Live conquistou mais uma adição ao seu portfolio, o Facebook Summit, evento que conduziu imersão entre influenciadores da mídia digital, promovendo discussões sobre a influência da tecnologia nas transformações sociais. Agência foi responsável pelo planejamento, coordenação e produção do evento.

“Trata-se de um importante passo para comprovar o nosso sucesso ao longo de 2015. Gerenciamos grandes projetos, e o Facebook Summit chegou para completar o nosso time, positivando o macro do novo modelo de atuação da XYZ”, afirma Guilherme Schaeffer, presidente da XYZ Live.Main Stage - FACEBOOK SUMMIT 2015 (1)

A primeira edição do Facebook Summit no Brasil aconteceu na última quinta-feira (5), em São Paulo, no Shopping JK Iguatemi.

Sobre a XYZ Live
A XYZ LIVE reúne um time de talentos e experts que operam um portfolio dinâmico de serviços, eventos, talentos e propriedades no mercado.

Com foco nos segmentos de esporte e live music, a empresa tem como suas especialidades a criação e gestão de plataformas de patrocínio, consultoria sobre leis de incentivo, consultoria de marca, desenvolvimento de projetos on demand, licenciamento de produtos, gestão de talentos e eventos proprietários.

Informações para a imprensa
Approach Comunicação
(11) 3846-5787

André Mendes – ramal 43
andre.mendes@approach.com.br

João Carlos Godoy  – ramal 46
joao.godoy@approach.com.br

O Guaraná de Açaí sem Açaí – Ou o Guaraná Black que é vermelho.

Guaraná blackO lançamento do Guaraná Antarctica Black foi Fantástico. Todos os elementos do sucesso estavam lá: Black, Sabor Açaí, campanha com o surfista da moda. Perfeito. A Antarctica só não contava com as mídias sociais. Ou melhor, com as pessoas que publicam nas mídias sociais.

Um Guaraná que se auto proclama de “Frutas da Amazônia: guaraná e sabor açaí”, se espera que ao menos tenha alguma fruta da Amazônia  e que tenha um pingo de Açaí. A fruta da Amazônia é o próprio Guaraná. Portanto, sem novidade. Já o Açaí…. Olhos treinados dos consumidores notaram que na formulação do produto não há menção ao Açaí. O fato rodou as redes sociais a uma velocidade altíssima. Houve um impacto nos consumidores muito superior ao obtido pela campanha oficial do produto.

Consultada pela empresa, a fabricante se  limitou a dizer que o produto tem “notas” de Açaí. Boa resposta. Este artifício é bem elaborado. Já que é baseado no que os enólogos e Sommeliers afirmam sobre os vinhos mais caros: notas frutadas, de cereja, de morango, de limão, do que seja, mesmo que estes produtos não façam parte da composição do vinho.

O Guaraná de Açaí, no entanto, não deveria causar surpresa a ninguém, já que a Aquarius Fresh de uva, por exemplo, é descrita na embalagem como refrigerante de maçã.

Como assim? isso mesmo. Um refrigerante de uva é feito de maçã. Portanto, se ao experimentar o produto, você achar que tem gosto de Açaí ou de Uva, não ligue por ele ser feito de Guaraná ou de maçã. O que importa é o que a sua percepção acha.

Dicas para se tornar um publicitário de sucesso

publicitario bem sucedidoSempre quis oferecer uma ajuda aos publicitários recém formados que estão tentando um emprego na área sobre o que fazer para turbinar a sua carreira. A Internet está cheia de sugestões, palpites e opiniões. Algumas sérias, outras úteis, e outras nem tanto. Reuni aqui as principais dicas para aquele que deseja ser um publicitário bem sucedido.

Encontre o lugar certo para ganhar o máximo de experiência possível no mais curto espaço de tempo.

Trabalhe em algum lugar que seja digno de seu tempo e talento. Não se contente com qualquer trabalho.

Coloque mais esforço em seu trabalho do que o esperado e o faça com alegria. Torne-se o publicitário mais positivo e entusiástico da agência.

Seja tolerante a si e aos outros. Nós somos seres humanos e cometemos erros, mesmo quando temos apenas boas intenções. Não permita que esses erros te façam perder de vista, objetivos em longo prazo.

Seja generoso com suas contribuições para o trabalho da equipe. Não tente levar o crédito por todas as ideias que você teve junto à equipe.

Persistência, persistência, persistência. Grandes trabalhos nunca caem apenas no seu colo. Você precisa trabalhar para isso.

Se você notar claramente que está indo na direção errada com a sua estratégia não tenha medo de parar e repensar tudo, mesmo se isso significa que você tem que começar tudo do zero.

Discipline-se para poupar dinheiro mesmo com um salário modesto. Isso lhe dará a liberdade de mudar de emprego quando as coisas forem mal e permitirá que você tirar férias significativas que refrescarão o corpo e a mente.

Comprometa-se com a melhoria constante. A tecnologia e a indústria estão se desenvolvendo muito rápido. Você tem que manter-se atualizado.

Comprometa-se com a qualidade. Nunca se contente com algo menos do que seu melhor. Aperfeiçoe o seu trabalho enquanto o tempo permita.

Sua felicidade profissional não é baseada no número de prêmios ou o quanto você ganha, mas nas relações que você tem com os seus colegas e clientes. Trate-os com respeito.

Seja fiel aos seus clientes e da sua agência.

Seja honesto com o seu trabalho. Nunca minta ou engane o consumidor. Se você fizer isso você vai odiar a sua profissão.

Seja um self-starter. Se você identificar uma ideia tome conta faça-a acontecer.

Não culpe os outros.

Seja decisivo mesmo que isso signifique que você às vezes estará errado. O tempo é tudo na publicidade.

Seja ousado e corajoso com o seu trabalho. Quando você olha para trás em sua vida profissional, você vai se arrepender mais das coisas que você não fez do que as que você fez.

Não superestime o valor da educação formal. Alguns publicitários bem sucedidos nunca tiveram uma educação em publicidade e propaganda formal. Experiência de trabalho real é mais valiosa do que qualquer escola. O ideal é claro, é a soma das duas.

Tenha uma alimentação saudável, pratique esportes. Sua mente e seu corpo são suas únicas ferramentas disponíveis para você.

Não tome todos estes  conselhos como verdade plena. Escolha o que é útil para você. Crie suas próprias regras e mude-as à sua vontade.

Ah… e não se esqueça… use filtro solar.

O Significado das formas em Publicidade e Propaganda – As formas nas logomarcas, símbolos e logotipos

logotiposAs formas geométricas podem querer dizer muito sobre  a marca. O Logotipo, Símbolo ou logomarca reflete esta disposição em mostrar ao público alvo algo que através de um texto consumiria milhares de palavras, e nem sempre passaria a imagem desejada.

O Uso de formas na comunicação da empresa é uma forma de tomar um atalho para passar determinada mensagem ao consumidor dessa marca ou produto.

Desde formas retas, como quadrados ou retângulos até linhas verticais ou horizontais, o significado da comunicação pretendida pode variar consideravelmente.

Veja, a seguir, o significado psicológico das principais formas usadas, de acordo com Cam Wilde.
Círculos
Logomarcas em forma de círculo remetem ao Infinito, proteção, segurança, apoio, amizade, amor, cuidado, movimento feminino, comunidade, perfeição, atenção.

Retângulos e quadrados
Estabilidade, a familiaridade, a confiança, a ordem, a paz, a solidez, a igualdade, uniformidade, resistência, equilíbrio, confiabilidade, potência, eficiência, profissionalismo.

Triângulos
Tensão, estabilidade (com um dos lados na base), a instabilidade com um dos ângulos na base), energético, a força, a revelação, a masculinidade, a finalidade, a progressão. Se o triângulo for representado de lado, tende a representar direção (como uma flecha), o movimento, a velocidade.


Linhas verticais
Coragem, dominação, agressão, poder, força, masculinidade, ousadia.

Linhas horizontais
Feminilidade, paz, calma, fluxo, tranquilidade, silêncio, descanso, calma.

Curvas
Movimento, a feminilidade, a felicidade, o ritmo, o prazer, a generosidade.

Ângulos
Violência, dinâmica, jovem, ação, animada, explosivo, raiva, energético, velocidade, masculinidade.

Marketing Digital – Entenda os termos: o que é CTR?

CTR Click Through RateCTR é a porcentagem de pessoas que clicaram em um banner ou link. A expressão vem do inglês Click Through Rate (Razão de Clicks) Se você exibiu um anúncio 100 vezes e houve um click, o CTR será de 1%

O Cálculo do CTR é efetuado através da divisão do número de clicks sobre o total de exibições com o resultado multiplicado por cem

Exemplo: 200 exibições e 4 clicks.

Qual é o CTR?:

4 / 200 x 100 = 2%

Portanto, o CTR de 4 Clicks em 200 exibições é de 2%

Por que o CTR é importante?

o CTR é importante porque lhe dá uma boa ideia de como o seu anúncio está está se comportando. Se você produziu e exibiu um bom anúncio, post, ou e-mail que realmente chama a atenção das pessoas que o estão consultando, então você vai ter uma alta taxa de cliques. Se o seu anúncio não está recebendo um CTR muito alto, então provavelmente é hora de voltar à prancheta e tentar algo novo (se possível teste dois diferentes. Um contra o outro).

Marketing Digital – Entenda os termos: o que é CPA?

Cost per Action (CPA) - Internet MarketingCPA é a abreviatura de Cost Per Action, ou Custo por Ação em português. Se refere ao pagamento de um anunciante a um editor que exibe os anúncios apenas quando é disparada alguma ação. Entre as ações do CPA podem ser incluídas as vendas, downloads, preenchimento de cadastros, resposta a questionário ou pesquisa, ou outras.

O anunciante sempre irá avisar ao editor que exibe os anúncios qual será a forma de ação e o pagamento equivalente. Assim, um anúncio poderá pagar um valor único, por preenchimento de cadastro, por exemplo, ou múltiplo, quando o usuário preenche o cadastro e efetua uma compra.

Geralmente o preenchimento de cadastros ou respostas a questionários ou pesquisas pagam valor absoluto. Pode ir de alguns centavos a um ou dois dólares, em média.

Já pela venda os anúncios por CPA pagam uma porcentagem do valor. Dependendo do tipo de produto, essa porcentagem pode ir de 2 a 10% do total da compra. Normalmente este tipo de anúncio gera um cookie na máquina de quem clicou para beneficiar o editor.

O cookie tem validade de algumas horas a alguns meses e serve para pagar o editor caso o comprador tenha clicado em determinado dia no anúncio, e tenha deixado para comprar alguns dias depois, assim, o anunciante pagará o devido ao editor já que foi através dele que o comprador efetuou a compra, ainda que, não no mesmo dia do primeiro clique.

Marketing Digital – Entenda os termos: o que é CPM?

CPMO Marketing digital está repleto de acrônimos. Entender estas letrinhas é a diferença entre ganhar ou gastar muito dinheiro na Web. Termos como CTR, RPM, CPA e CPM são fundamentais para entender e controlar gastos e ganhos com a publicidade online.

CPM significa “Custo por Mil”. É o que um anunciante paga (ou um editor recebe) por cada mil exibições do anúncio em seu site. Assim se um editor recebeu em certo dia R$ 4,50 por 3.000 exibições, significa que o anunciante está pagando um CPM de R$ 1,50, ou seja, se o site exibir o anúncio mil vezes, receberá R$ 1,50. Se exibir duas mil vezes, receberá R$ 3,00, se exibir 10.000 vezes, receberá R$ 15,00. Normalmente este é o sistema preferido de muitos editores, já que os ganhos não dependem de outros fatores, como cliques e ações de vendas ou de cadastros. Basta exibir os anúncios para receber o equivalente.

Ainda que o editor não exiba o anúncio mil vezes, receberá o equivalente proporcional. Assim, se o anúncio utilizado como exemplo acima for exibido 100 vezes, o editor receberá R$ 0,15.

Na prática, anúncios que pagam 4 a 5 Reais por mil exibições já são considerados como lucrativos. Sites americanos chegaram a receber, nos idos anos 1990 a 2000, valores que chegavam a alguma dezenas de dólares por mil exibições. Era a época de ouro da Internet com a sua chamada “bolha”. Atualmente, programas de afiliados pagam, em média, R$ 0,50 a R$ 0,60 de CPM em campanhas desse tipo.

Interessante notar que, mesmo em inglês, se utiliza a mesma expressão, ainda que “mil” em inglês seja “Thousand”. A explicação é que os americanos Utilizam a expressão “Cost per M”, já que a letra “M” em algarismos romanos significa Mil.  Alguns definem, em inglês, como Cost per Mille, o que obviamente, também não se refere ao inglês.

Não deve ser confundido com eCPM.