O que é um Jingle?

Jingle não tem uma tradução direta para o português que ofereça o verdadeiro sentido da palavra. Assim, utilizamos Jingle sempre na sua forma original, em inglês.
Trata-se de uma música ou canção curta utilizada em publicidade e propaganda para divulgar um produto ou serviço.
Apesar de não haver uma data certa para se definir quando os jingles tiveram início, foi na década de 20 que algumas empresas começaram a musicar seus slogans e frases de efeito para veicular no rádio, que era o centro de entretenimento das famílias daquela época.
No Brasil os jingles usados no rádio migraram para a TV acompanhando comerciais de 30 e 60 segundos.
A força dos jingles era tão grande que a música e a letra permanecia na cabeça dos consumidores de uma maneira mais clara que o próprio filme.
Esse foi o caso do Café Seleto (Depois de um sono bom, a gente levanta, toma aquele banho, escova os dentinhos) e dos cobertores Parahyba (Já é hora de dormir, não espere mamãe mandar, um bom sono prá você e um alegre despertar).
O sucesso desses jingles logo fez com que diversas outras empresas utilizassem o formato, como a D. D. Drin que utilizou diversas versões e ritmos do seu seu jingle durante muitos anos (… e os passeios da barata pela casa vão ter fim, DDDrin, DDDrin, D… D…. Drin) O mesmo ocorreu com as Casas Pernambucanas e o seu inesquecível jingle (Não adianta bater, eu não deixo você entrar, as casas Pernambucanas é que vão aquecer o meu lar).
Muitos confundem Spots com Jingles. E a diferença está exatamente na música. Enquanto um Spot é Falado o Jingle é cantado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *