A História das Garrafas da Coca-Cola – A Evolução do Design

Coca Cola contour imagem evoluçãoA garrafa da Coca-Cola é Icônica. Pode ser reconhecida na luz, na sombra em qualquer direção e até mesmo quando está quebrada. A história desse símbolo pode ser conhecida a seguir.
1894 – Um começo modesto para uma idéia ousada
Proprietário da loja Mississippi Joseph A. Biedenharn começou o engarrafamento da Coca-Cola depois que ele ficou impressionado com as suas vendas. Ele vendeu a bebida aos seus clientes em uma garrafa de vidro comum chamado de Hutchinson.

Na época Biedenharn enviou uma garrafa para Asa Griggs Candler, dono da Companhia. Candler agradeceu, mas não tomou nenhuma atitude. Um de seus sobrinhos já havia pedido que a Coca-Cola fosse engarrafada, mas Candler focou nas vendas do produto em copos nas “frontes”.

1916 – Nascimento da garrafa Contour
Os engarrafadores, preocupados que a garrafa reta em um dos lados não era diferencial o suficiente e que a Coca-Cola estava se tornando facilmente confundida com as marcas do “copycat” convidaram fabricantes de garrafas para chegar a um projeto único para a garrafa de Coca-Cola. The Root Glass Company, de Terre Haute, Indiana, concebeu a a forma de contorno famoso, que ganhou a aprovação entusiástica de Coca-Cola em 1915 e foi introduzido em 1916.
Curiosidades sobre a garrafa de Coca-Cola Contour:

O projeto Contour Bottle foi inspirado nas curvas e sulcos de um fruto de cacau.

Hoje, é um dos ícones mais reconhecidos em todo o mundo – mesmo no escuro.

Músicos de blues ficaram conhecidos por usar pescoços das garrafas de contorno da Coca-Cola para tocar guitarra, cunhando o termo “Bottle neck”

6 pack coca cola 19231923 – Seis garrafas
Foram introduzidas embalagens com seis garrafas de Coca-Cola para incentivar as pessoas a tomar as suas bebidas em casa – e foram um enorme sucesso.

1928 – Garrafa ultrapassa a fonte
Pela primeira vez, o volume de Coca-Cola vendida em garrafas excedeu a quantidade vendida através das fontes.

1950 – Momentos de Mídia
A garrafa de Coca-Cola Contour foi o primeiro produto comercial a aparecer na capa da revista TIME, estabelecendo a Coca-Cola como uma marca verdadeiramente internacional. Também neste ano, o primeiro anúncio de televisão com a Garrafa de Coca-Cola apareceu durante o programa da CBS The Edgar Bergen-Charlie McCarthy Show.

1955 – Inovações de embalagem
Pela primeira vez, as pessoas poderiam comprar diferentes tamanhos de garrafas de Coca-Cola. Assim como a tradicional garrafa de contorno de 6,5 onças, o varejo também começou a vender maiores de 10, 12 e 26 onças.

1960 – Marcas no.1
A garrafa Contour com a palavra ‘Coca-Cola’ escrita nela recebeu o seu primeiro registro de Marcas e Patentes nos EUA.

1977 – Marcas no.2
A garrafa de Coca-Cola recebeu a patente pelo seu desenho, mesmo sem a marca inscrita.

Cronologia das garrafas de coca1978 – garrafas recicláveis
A Coca-Cola apresentou ao mundo a garrafa de plástico PET de dois litros . Tornou-se popular por uma série de razões: ela não quebra; é  leve e reciclável.

2000 – Redução de resíduos
A Coca-Cola introduziu a garrafa Contour ultra-vidro projetado para melhorar a resistência ao impacto, peso reduzido e custo. Estas garrafas são 40 por cento mais forte e 20 por cento mais leve do que o original garrafa de Coca-Cola Contour – economizando cerca de 52.000 toneladas de vidro até 2006.

2005 – Garrafas de alumínio
aluminio m5 cocaA Coca-Cola juntou forças com empresas de design de cinco continentes para lançar uma nova garrafa Contour alumínio chamada de “M5” (Magnificent 5).

2009 – garrafas verdes
A Coca-Cola lançou a PlantBottle nos EUA, um recipiente PET totalmente reciclável feito com 30 por cento de materiais de plantas, incluindo extratos de cana-de-açúcar.

2011 – Torna-se verde globalmente
Embalagens PlantBottle está disponível em nove países, com lançamentos previstos para muitos outros mercados em 2011 e além.

 

Fonte: Coca-Cola Company