O Significado das cores: O Vermelho em Propaganda, Publicidade e Marketing

Logos vermelhosO vermelho é a cor do fogo e do sangue, por isso está associado à energia, guerra, perigo, força, poder, determinação, assim como a paixão, ação, desejo e amor.

O vermelho é uma cor muito emocionalmente intensa. Ela aumenta o metabolismo humano, aumenta a taxa de respiração e aumenta a pressão arterial. Ela tem  alta visibilidade, razão pela qual os sinais de parada, sinais de trânsito e equipamentos de incêndio são normalmente pintados de vermelho. Na heráldica, o vermelho é usado para indicar a coragem. É uma cor encontrada em muitas bandeiras nacionais.

É uma cor quente e positiva associada com as nossas necessidades físicas e mais a nossa vontade de sobreviver. Ela emana uma energia masculina forte e poderosa.

Significa um espírito pioneiro e qualidades de liderança, promovendo a ambição e determinação. Também é de temperamento forte e pode dar confiança para aqueles que são tímidos ou falta de força de vontade.

Ele é frequentemente usado para expressar o amor, como no Dia dos Namorados, no entanto, ele se relaciona mais com a sexualidade e desejo, em vez de amor – o amor é expresso com rosa.

O Vermelho traz textos e imagens para o primeiro plano. Vermelho é energizante. Ela excita as emoções e nos motiva a agir. Use-a como uma cor de destaque para estimular as pessoas a tomar decisões rápidas; é uma cor perfeita para ‘Comprar’ ou para os botões de “clique aqui” em banners de internet e websites. Na publicidade, o vermelho é muitas vezes usado para evocar sentimentos eróticos (lábios vermelhos, unhas vermelhas, os distritos da luz vermelha, etc.).

O Vermelho é amplamente utilizado para indicar perigo (sinais de alta tensão, semáforos). Esta cor também é comumente associada com a energia, de modo que você pode usá-lo quando a promoção de bebidas energéticas, jogos, carros, itens relacionados a esportes e alta atividade física.

A cor vermelha pode estimular o apetite, sendo frequentemente usada em restaurantes para esta finalidade. Também aumenta o desejo por alimentos e outros estímulos.

Em algumas culturas orientais, como a China, o vermelho é a cor usada para dar sorte. Embora os tempos estejam mudando e muitas noivas chinesas agora vistam branco, é tradicionalmente a cor para casamentos.

Na cultura indiana simboliza pureza e é, também, frequentemente usado em seus vestidos de casamento.

Variações de vermelho

Vermelho representa a alegria, sexualidade, paixão, sensibilidade e amor.
Rosa significa romance, amor e amizade. Ela denota qualidades femininas e passividade.
Vermelho escuro é associado com vigor, força de vontade, raiva, liderança, coragem, saudade, malícia e ira.
Marrom sugere estabilidade e denota qualidades masculinas.
Marrom-avermelhada está associada a colheita e queda.

Cada Cultura pode perceber o vermelho com um significado diferente. Veja o que representa a cor vermelha em cada cultura:

O Significado das cores em cada cultura: o Vermelho

3 ideias sobre “O Significado das cores: O Vermelho em Propaganda, Publicidade e Marketing

  1. Muito Obrigada, me ajudou bastante. A Psicologia das Cores pode ser usada praticamente para tudo, acredito eu, até mesmo na escolha de uma Roupa para uma Entrevista de Emprego. Se as Pessoas entendessem mais sobre isso suas Vidas, seus Negócios e seu Desempenho Profissional seriam muto melhores. Grande Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.