O país dos Shopping Centers – O balanço de 2013

shopping-mall-chongqing01A ABRASCE acaba de divulgar o balanço do setor de shoppings no Brasil, durante o ano de 2013.
Além do bom desempenho nas vendas, setor bateu recorde de inaugurações.

Com mais 38 novos empreendimentos em operação e uma média de 415 milhões de visitantes mensais, o mercado de shopping centers brasileiro registrou, em 2013, alta de 8,6% nas vendas em relação ao ano anterior, atingindo total de R$ 129,2 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers – Abrasce. A expectativa do setor para 2014 é de 8,3% no aumento das vendas.

“Os shoppings brasileiros atravessaram mais um ano de crescimento acima do comércio varejista e da inflação. Um dos segmentos que mais sustentaram seu desempenho foi o de alimentação, o que pode ser atribuído ao aumento do poder aquisitivo da população e a conveniência oferecida pelos centros de compra”, comenta Luiz Fernando Veiga, presidente da associação.

A categoria telefonia cresceu 22,01%, recebeu novos operadores e apresentou aumento de vendas significativo de smartphones e outros artigos em muitos shoppings, mas não na totalidade deles. Além dos citados, os segmentos de perfumaria, joias, conveniência/serviços e megalojas também tiveram desempenho favorável ao longo de 2013, todos acima de 11%.

O Natal foi a data comemorativa que, como de praxe, mais contribuiu para o crescimento do setor. No mês e no período das festas, os campeões de vendas foram: alimentação, telefonia, óticas e perfumarias, todas elas com crescimento acima de 20%. Em média, as vendas no mês de dezembro cresceram 7,7% em relação ao mesmo período de 2012, performance maior que a do comércio em geral, que apresentou crescimento de 2,7% se comparado ao ano passado.

Para 2014, a Abrasce acredita na continuidade do cenário favorável para o desenvolvimento do setor, que prevê a inauguração de mais de 40 shoppings até o final do ano, 30 deles em cidades que não são capitais.

Recorde de inaugurações

A indústria de Shopping Centers está em plena expansão no País e, em 2013, atingiu um recorde. Ao longo do ano, foram 38 empreendimentos inaugurados. Esse número, somado às expansões pelas quais muitos shoppings estão passando, contribui para o bom desempenho do setor, que além da conveniência, oferece comodidade e segurança aos frequentadores.

A região Sudeste foi a que recebeu a maior quantidade de novos empreendimentos – ao todo foram 20 – seguida pelas regiões Sul, Nordeste, Centro Oeste e Norte. Este número fica ainda mais expressivo se comparado ao total de novos empreendimentos fora das capitais. Dos 38 shoppings inaugurados, apenas 15 aconteceram nas capitais. Pela primeira vez na história da indústria, o percentual de shoppings inaugurados fora das capitais é igual ao de shoppings nas capitais.

Apesar de perfis variados, a maior parte desses malls foi construída em municípios que possuem até 500 mil habitantes, e o tamanho médio destes empreendimentos é de 26.142 mil m² de ABL (Área Bruta Locável).

Censo 2013-2014
Novo Censo da Abrasce revela mudanças no setor de shopping centers brasileiro

A indústria de shopping centers não para de crescer. É o que aponta o Censo Abrasce 2013-2014. Considerado a maior radiografia do setor, o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers, em parceria com a GEU (Gismarket Estudos de Mercado), traz importantes informações sobre o cenário de shopping centers no Brasil, englobando aspectos como faturamento, frequência, localização e estrutura. Para esta edição, foram entrevistados 537 shoppings de todo o Brasil – dos quais 495 estão em operação e 42 serão inaugurados a partir deste ano.

Entre os dados da pesquisa estão as vendas realizadas por região. Do total registrado em 2013, R$ 129,2 bilhões – um crescimento de 8,6% com relação a 2012 – os shoppings no Sudeste contribuem com o maior faturamento do setor: R$ 75,908 bilhões. O segundo melhor desempenho foi o da região Sul, com R$ 18,927 bilhões, seguido pela região Nordeste (R$ 18,884 bilhões), Centro-Oeste (R$ 10,356 bilhões) e Norte (R$ 5,147 bilhões).

A pesquisa permite constatar uma mudança nos investimentos no que diz respeito à localização dos shoppings. Pela primeira vez na história da indústria, o percentual de shoppings fora das capitais é igual ao de shoppings nas capitais. O Censo Abrasce 2013-2014 mostra que, no final de 2013, 50% dos shopping centers estavam localizados em capitais brasileiras e 50% em outras cidades. 38% do total dos centros de compras estão concentrados em cidades com menos de 500 mil habitantes, o que aponta para uma tendência cada vez maior de interiorização desses empreendimentos. Ao final de 2014, com as 40 inaugurações previstas para o ano, 276 shopping centers estarão instalados em cidades que não são capitais, ante 259 empreendimentos em capitais.

Outro destaque fica por conta do número de empregos diretos gerados, que totalizou 38.571 novos postos de trabalho no setor durante o ano de 2013. Atualmente, estima-se que haja 843.254 empregos diretos nos shoppings brasileiros, o que corresponde a um aumento de 4,8% com relação a 2012. O número de frequentadores também saltou de 398 milhões de visitas por mês para 415 milhões em 2013, o que representa uma alta de 4,2% com relação ao ano de 2012.

O perfil de shoppings no Brasil

Shopping centers em operação ao final de 2013: 495;
Número de cidades com shoppings no Brasil, ao final de 2013: 173;
Total de ABL (Área Bruta Locavel) no Brasil: 12.940.000 m² (aumento de 13,5% em relação ao ano anterior);
Faturamento total do Brasil em 2013: R$ 129,2 bilhões, o que representa um crescimento de 8,6% em relação a 2012;
Sudeste é a região do Brasil que, disparado, obteve o maior faturamento do setor: R$ 75,908 bilhões. O segundo melhor desempenho foi da região Sul, com R$ 18,927 bilhões, seguido pela região Nordeste (R$ 18,884 bilhões), Centro-Oeste (R$ 10,356 bilhões) e Norte (R$ 5,147 bilhões);
87% dos shopping centers brasileiros são shopping centers do tipo tradicional e 13% especializados (outlet, lifestyle e temáticos);
50% dos shopping centers estão localizados em capitais brasileiras e 50% em outras cidades;
94% dos shopping centers brasileiros abrem aos domingos;
Os shoppings brasileiros receberam cerca de 415 milhões de visitas por mês em 2013, o que representa um aumento de 4,2% em relação ao ano de 2012;
Existem 86.271 lojas nos 495 shopping centers brasileiros;
Existem 740.137 vagas de estacionamento em shoppings em todo o território nacional;
2.386 salas de cinema nos centros de compra de todo o Brasil;
Estima-se que haja 843.254 empregos diretos nos shopping brasileiros (aumento de 4,8%);