A Evolução das Marcas e Logotipos – Coca-Cola

coke-logo-evolutionO Logotipo da Coca-Cola é um desses ícones que parece resistir ao tempo e permanece inalterado durante décadas. Ao menos é o que parece, pois, na realidade, o logotipo do jeito que o conhecemos atualmente já passou por mais de 15 alterações entre tipologia, proporção, e cores. Se compararmos o primeiro logo manuscrito que a empresa utilizou em 1887 com o atual, olhos desatentos não notarão grandes diferenças, jé que ambos são manuscritos e ambos mantém a base do primeiro “C” como uma linha de base do logo, e a parte superior do segundo “C” atravessando a letra “L” como se fosse uma linha no olho da agulha.

Reza a lenda (ou seria verdade?) que quem desenvolveu esse logo seria a equipe de contadores da empresa. Verdade ou não, antes dele a empresa simplesmente publicava o logo em anúncios e cartazes com uma letra caixa alta, serifada, que pouco ou nada tem a ver com a tipologia atual.

Primeiro logo utilizado em anúncios e cartazes em 1886:

A partir de 1887 aparece o tal logo desenhado pela equipe de contabilistas ou contadores da empresa, usados em rótulos de garrafas:

A partir de 1903 a empresa passa a usar um logo mais espichado com a letra ligeiramente mais grossa:

Entre a década de 10 e a década de 40 diversas leves mudanças são feitas no logo. No início da década de 40, o novo design já passa a ser parecido com o atual, mas ainda não se utilizam cores, já que imprensa, anúncios e rótulos da época são, na maioria, em preto e branco.

Da década de 50 à década de 60, a empresa começa a utilizar a cor vermelha que seria a cor utilizada em definitivo até os dias de hoje em um logo chamado de “Rabo de peixe” (Fishtail)

Na década de 60 as ondas são introduzidas no logo:

Com a introdução da nova Coca-Cola, em 1985, o nome passa a ser “New Coke e novo Logo passa a mostrar a mudança:

Em 1987, com a indefinição do sucesso ou não da nova Coca, a empresa passa a utilizar um logo com os dois nomes. Coca-Cola continua como marca principal e Coke passa a ser o apelido:

Nos anos 90 o círculo passa a ser usado com o icônico desenho da garrafa por trás da marca:

No início do século a comunicação que viria a ser utilizada em material promocional, anúncios, embalagens e duraria 10 anos:

A partir de 2009 a empresa passa a utilizar a cor vermelha na fonte. Fato que parece um Deja-vu, mas que nunca tinha ocorrido. Até então a fonte era sempre representada em branco ou preto.

Em outros países, fora dos Estados Unidos, a empresa tentou, em diversas ocasiões adaptar a marca ao abecedário local. O resultado pode ser visto abaixo:

Créditos das imagens dos logos: Blank you very much e croove

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.