O Papai Noel e a Coca -Cola

santaO Papai Noel que todos nós conhecemos – tão grande, homem alegre em roupa vermelha  com uma barba branca – nem sempre foi visto dessa forma. Na verdade , muitas pessoas ficam surpresas ao saber que, antes de 1931, Papai Noel foi descrito como um homem magro da altura de um elfo assustador. Ele vestia roupas de um bispo da igreja católica e pele de animais de um caçador nórdico .

Na verdade, quando o cartunista Thomas Nast, antes da Guerra Civil desenhou o Papai Noel para a Harper Weekly em 1862 , Papai Noel era uma pequena figura élfica que apoiava a União Europeia. Nast continuou a desenhar o Papai Noel por 30 anos , mudando a cor do seu casaco desde marrom até o vermelho, como é conhecido hoje.

Aqui, algumas outras coisas que você pode não ter percebido sobre o gordinho feliz na roupa vermelha.
1 . Papai tem sido destaque em anúncios de Coca-Cola Desde a década de 1920

The Coca- Cola Company iniciou a sua publicidade de Natal em 1920, com anúncios relacionados comerciais em revistas como The Saturday Evening Post. Os primeiros anúncios de Papai Noel usaram uma imagem sóbria, na visão do cartunista Thomas Nast .

Em 1930, o artista Fred Mizen fez uma arte natalina de uma loja de departamentos à frente de uma multidão bebendo uma garrafa de Coca-Cola. O anúncio contou com a maior fonte de soda do mundo, que foi localizado na famosa loja de departamentos Barr Co. em St. Louis , a pintura de Mo Mizen foi usada em anúncios impressos à época do Natal , aparecendo em The Saturday Evening Post , em dezembro de 1930.

2 . Coca -Cola ajudou a moldar a imagem atual do Papai Noel

Em 1931 a empresa começou a colocar anúncios da Coca-Cola em revistas populares . Archie Lee , o executivo principal da agência de publicidade D’ Arcy trabalhando com a The Coca -Cola Company , queria uma campanha para mostrar um Papai Noel saudável que era ao mesmo tempo realista e simbólica. Assim, a Coca- Cola encomendou ao ilustrador Haddon Sundblom para desenvolver imagens publicitárias de Papai Noel.

Como inspiração , Sundblom usou  o poema de Clement Clark Moore ” Uma visita de São Nicolau ” ( comumente chamado de ” ‘ Twas the Night Before Christmas ” ) . A descrição de Moore de St. Nick levou a uma imagem de um Papai caloroso, amigável , agradavelmente obesa e humano. ( E mesmo que muitas vezes é dito que o Papai Noel veste um casaco vermelho porque o vermelho é a cor da Coca -Cola , Santa apareceu em um casaco vermelho antes de Sundblom pintá-lo. )

O Papai Noel de Sundblom estreou em 1931 em anúncios de Coca-Cola no The Saturday Evening Post, assim como na Ladies Home Journal, National Geographic, The New Yorker e outros.

d1lwft0f0qzya1.cloudfront.netDe 1931 a 1964, a publicidade da Coca -Cola mostrou o Papai Noel entregando brinquedos. ( e brincando com eles !) , Parando para ler uma carta e desfrutar de uma Coca-Cola , visitando crianças, e invadindo as geladeiras das casas . As pinturas a óleo originais que foram criadas por Sundblom foram adaptadas para a publicidade da Coca -Cola em revistas. E vasto material para exibição em lojas, como, painéis, cartazes , calendários e bonecos de pelúcia, produzidos à época são colecionáveis ​​populares nos dias de hoje

Sundblom criou sua versão final do Papai Noel em 1964, mas por várias décadas a seguir , a Coca -Cola contou com imagens de Papai Noel com base em trabalhos originais de Sundblom . Estas pinturas são algumas das peças mais apreciadas da coleção de arte do departamento de arquivos históricos da empresa e foram exibidos em todo o mundo , em locais famosos, incluindo o Louvre, em Paris, o Royal Ontario Museum , em Toronto, o Museu de Ciência e Indústria de Chicago, a loja de departamento de Isetan , em Tóquio , e a loja de departamentos NK , em Estocolmo. Muitas das pinturas originais podem ser vistos em exposição no World of Coca -Cola , em Atlanta , Geórgia.

3 . O “novo Papai Noel” foi baseado em um vendedor

No início, Sundblom pintou a imagem da Papai Noel  usando um modelo vivo – seu amigo Lou Prentiss , um vendedor aposentado . Quando Prentiss faleceu, Sundblom usou -se como um modelo , pintando olhando-se em um espelho . Por fim , ele começou a usar fotografias para criar a imagem.

As pessoas gostaram tanto das imagens de Coca- Cola que começaram a enviar cartas à empresa, comentando os desenhos artes e materiais natalinos quando algo mudava. Um ano, a fivela do grande cinto foi pintada na parte de trás da roupa ( talvez porque Sundblom estava pintando através de um espelho). Em outro ano , o Papai Noel apareceu sem a aliança de casamento , fazendo com que os fãs passassem a escrever perguntando o que aconteceu com a Sra. Noel.

As crianças que aparecem com o Santa Claus, como era chamdo e ainda o é, nos Estados Unidos nas pinturas de Sundblom foram baseadas em vizinhos de Sundblom – duas meninas. Então ele mudou o par ara um casal: um menino e uma menina.

O cão , em 1964, pintura de Papai Noel de Sundblom era na verdade um poodle cinza pertencente à florista bairro. Mas Sundblom queria o cão se destacando na cena de férias, então ele pintou o animal com pele negra.

4 . Papai Noel tem um novo amigo em 1942

Em 1942 , a Coca -Cola lançou o ” Sprite Boy”, um personagem que apareceu com o Papai Noel na publicidade da Coca- Cola ao longo dos anos 1940 e 1950 . Sprite Boy , que também foi criado por Sundblom , tem o seu nome devido ao fato de que ele era um sprite, ou um elfo. ( Não foi devido à marca Sprite de bebidas que só foi introduzida pela empresa na década de 60. )

5 . Papai Tornou-se animado em 2001

Em 2001, a obra de arte de 1962 a pintura de Sundblom foi a base para um comercial de TV de animação estrelado pela Coca -Cola Papai Noel. O anúncio foi criado pelo vencedor do Oscar de animação Alexandre Petrov.

Fonte e crédito das imagens:The Coca-Cola Company

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.