Açúcar União e Ajinomoto estão entre as marcas mais lembradas pelo consumidor, aponta pesquisa

28 marcasA 10ª edição do ranking das “Mais Mais” – A Escolha do Consumidor -, pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel em parceria com a revista SuperVarejo, mostrou que a Nissin-Ajinomoto, líder no segmento de macarrão instantâneo no Brasil, está entre as 28 marcas preferidas dos brasileiros. Pela primeira vez em 11 anos as marcas líderes se mantêm no topo de um ano para o outro.

Outras marcas apontadas são a Nescau, Coca-Cola, e Açúcar União.

O estudo considera, para efeito de análise, o ano fechado de 2013 (janeiro a dezembro) por meio da consolidação de informações provenientes do Painel Nacional de Domicílios.

Semanalmente, entrevistadoras da Kantar Worldpanel visitaram domicílios espalhados por todo o Brasil, que representam 81% dos lares nacionais (mais de 49 milhões de domicílios), o que equivale a 91% do potencial de consumo nacional, coletando e documentando o comportamento espontâneo de compra dos lares brasileiros para produtos alimentares, de higiene pessoal, limpeza doméstica e outros. A pesquisa abrangeu 136 categorias de produtos para esta edição.

Veja a seguir a história da União, Segundo a Camil, dona da marca.

“Em 1939, a Companhia UNIÃO, já consolidada como a produtora da mais importante marca de açúcar de São Paulo, começou a investir na infraestrutura industrial em prol da vocação pela inovação, adquirindo a Açucareira Santista. Nas proximidades do Porto de Santos, a localização era estratégica, facilitando o transporte do açúcar.

Em 1958, inaugurou o União Docelar, a primeira cozinha experimental do País – e, dois anos depois, lançou o Caderno de Receitas União – que daria início a mais uma história de sucesso, um elo efetivo entre a marca e seus consumidores.

A partir de 1973, após uma gestão de êxito de José Ferraz, sócio-presidente à época, o controle acionário da companhia passa para a Cooperativa de Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo, Copersucar. De certa forma, era como se a UNIÃO voltasse ao início de sua história, quando os irmãos Puglisi Carbone promoveram a aliança de diversos produtores em torno de uma empresa.

Em 2005, a marca UNIÃO foi adquirida pela NovAmérica, inicialmente voltada para o mercado industrial. E nas mãos de novos donos a União continuou sua trajetória como a marca de açúcar preferida dos brasileiros.

Em junho de 2009, a gigante Cosan – uma das maiores empresas do setor sucroalcooleiro no mundo e detentora da licença de uso das marcas Esso e Mobil no Brasil, entre outras atividades – incorporou as unidades industriais, comerciais e portuárias da NovAmérica e, com isso, assumiu também a marca UNIÃO.

Já em 2010, a UNIÃO investiu na diversificação e ampliou ainda mais sua carteira de produtos, visando atender a públicos cada vez mais variados. Foram lançados no varejo os produtos União Orgânico, União Demerara e União Diet, além da expansão da linha food service.

A linha food service que já contava com o Açúcar Líquido Invertido passou a ter Açúcar Impalpável, Creme Confeiteiro e Fondant União Pró. Produtos de alta performance elaborados com matérias-primas diferenciadas para possibilitar um excelente resultado nas receitas produzidas em padarias, confeitarias, sorveterias e doçarias, entre outros. Em 2011 essa linha União Pro foi descontinuada.

Ao longo da sua história a marca UNIÃO manteve sua principal característica: garantir o melhor produto para seus consumidores!

Em 2012, a marca foi adquirida pela empresa Camil.”

A Kantar Worldpanel é uma empresa da Kantar Group, divisão de Informação, Insights e Consultoria do grupo WPP, uma das maiores empresas de comunicação, mídia e pesquisa do mundo. É especialista em conhecimento do consumidor, por meio de seus painéis de consumidores, oferecendo aos clientes soluções em comportamento de compra.

 

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