Quantos tipos de Marketing Existem?

Tipos de MarketingTentar definir Marketing já é, por si só uma tarefa difícil. Penso que o termo Marketing nunca obteve uma explicação definitiva. Se procurarmos definições para o termo, encontraremos centenas delas. Com certeza uma diferente da outra. Já havia escrito em outro artigo (O que é Marketing) que ” Cada autor descreve Marketing conforme o seu próprio entendimento”.

Para complicar um pouco mais, autores vão descrevendo e desenvolvendo novos tipos de Marketing. Alguns deles consagrados (Marketing de Serviços ou Marketing Direto, por exemplo) e outros nem tanto. Há alguns anos venho colecionando nomes de variações e tipos específicos de Marketing de diversos autores e pensadores.

 

Ambush marketing — se aproveitar de algum grande evento de marketing sem ser patrocinador – Também conhecido como Marketing de emboscada
B2B marketing — marketing de empresa para empresa
B2C marketing — marketing de empresa para consumidores
blackhat marketing — método anti-ético de obter bons resultados em ferramentas de busca
Bluetooth Marketing – marketing que utiliza a proximidade de um dispositivo para enviar uma mensagem publicitária
Buzz marketing — Ações que fazem  as pessoas falarem de um produto
C2C marketing – marketing de consumidores para consumidores
Cross-marketing — desenvolver ofertas casadas com outras empresas
Cybermarketing – Considerado uma ferramenta facilitadora para o Marketing. Trata-se de instrumentos para focalizar na “personalização em massa”, proporcionando maior rapidez nas transações, do que comparado aos meios tradicionais de troca. Por usar as cyber ferramentas, permite total interação com o cliente. Pode ser utilizado como ferramenta do Marketing direto ou para o Marketing de massa.
Database marketing — Uso de bases de dados, como softwares de CRM, para desenvolver campanhas
Drip marketing — enviar mensagens planejadas para os clientes de etapa em etapa
Ecomarketing – Marketing Voltado a causas ambientais, naturais e ecológicas
Email marketing — envio de e-mails para clientes através de bases próprias ou contratadas
Email Marketing – Tipo de divulgação ou venda de produto utilizando-se o correio eletrônico. É considerada uma das ferramentas do Marketing Direto
Endomarketing – 1. Em uma tradução direta: Marketing voltado “para dentro’. É o Marketing que tem como objetivo o público ou o ambiente interno de uma organização. 2. Marketing executado por uma empresa de serviços para treinar e motivar de forma efetiva os funcionários que entram em contato com o consumidor e com todo o pessoal de apoio no serviço, de modo a trabalhar uma equipe para proporcionar a satisfação do cliente.
Facebook marketing — estratégias que utilizam a rede socialFacebook
Geomarketing – 1. Marketing que considera o espaço geográfico e a localização entre as suas ferramentas. 2. Abordagem de Marketing que possibilita a utilização do composto de Marketing à forma como o Mercado se organiza em um espaço físico, permitindo a análise das variáveis relevantes para o Marketing através da visualização desses dados em mapas geográficos.
Geomarketing — direcionar anúncios de acordo com a posição geográfica do usuário
Grassroots Marketing – É a utilização de ferramentas e instrumentos de Marketing em grupos de pessoas de determinados nichos ou comunidades com o objetivo de transformar estas pessoas em evangelizadoras da marca, da empresa, do produto ou do serviço.
Inbound marketing — atrair o cliente para empresas através da geração de benefícios, normalmente associado a conteúdo
In-game marketing — anúncios e promoções dentro de jogos
Marketing 1 a 1 – Marketing individualizado. Remete à origem do Marketing direto. É feito entre dois atores. É uma forma de se atender de forma personalizada o cliente ou consumidor.
Marketing 1 para 1 – É outra forma de se chamar o Marketing 1 a 1
Marketing 1 to 1 – Ver Marketing 1 a 1
Marketing 1.0 – Era do Marketing centrado no Produto, por volta Revolução Industrial – início do Século XX –
Marketing 2.0 – Era do Marketing centrado no Consumidor – A partir de 1990 até 2010: Tecnologia da Informação
Marketing 3.0 – Era do Marketing Centrado no ser humano. 2010 e além: Era dos consumidores altamente conscientes
marketing ágil — uso de metodologiasde desenvolvimento ágil para o marketing (a manifesto)
marketing ambiental — promover produtos que são ambientalmente responsáveis (Green Marketing book)
Marketing Ambiental – Também chamado de Marketing natural ou ecomarketing. É o Marketing voltado às causas ambientais ou naturais. Segundo a AMA (American Marketing Association), é “O estudo dos aspectos positivos e negativos das atividades de marketing em relação à poluição, ao esgotamento de energia e ao esgotamento dos recursos não renováveis.”
Marketing Boca-a-Boca – É o Marketing feito sem a utilização de grandes veículos de comunicação. É feito pelos próprios consumidores satisfeitos que passam as suas experiências a outros consumidores.
Marketing Cinematográfico – Conjunto de atividades que tem como objetivo transferir os filmes dos seus produtores ao espectador final através da criação de uma marca instantânea.
marketing comportamental — direcionar anúncios de acordo com o comportamento do cliente
Marketing Concentrado – É um tipo de estratégia que busca obter resultado em um determinado mercado. É a utilização de todos os recursos da empresa em uma parte do mercado visando dominá-lo. Parte do pressuposto que é melhor ser grande em um determinado mercado do que pequeno em todos.
Marketing Cultural – Ferramenta utilizada para agregar valor à imagem de empresas que proporcionam recursos monetários, intelectuais e morais, para a execução de projetos culturais, pertinentes à sociedade.
marketing de afiliados — quando você paga para um site afiliado para enviar clientes ao seu e-commerce
Marketing de Aproximação
Marketing de Bibliotecas – Segundo a Wikipédia, “O Marketing de bibliotecas é a melhor forma de promover os serviços e produtos que uma biblioteca pode oferecer. É também uma ferramenta que valoriza seus produtos e serviços a medida que supram os desejos e necessidades de seu usuário com a maior qualidade possível.”
Marketing de causa —  marketing que utiliza benefícios sociais para aumentar as vendas
Marketing de conteúdo — produzir conteúdo útil para sua comunidade e fãs
Marketing de Experiência – Ver Marketing Experiencial
marketing de fidelidade — estratégias para crescer e reter os clientes já conquistados (Wikipedia)
Marketing de Fidelização – Ver Marketing de Retenção
Marketing de Guerra – Marketing de guerra é o termo dado ao conjunto de estratégias adaptadas dos campos de batalha para a utilização no combate ou defesa nas empresas com relação a seus concorrentes
Marketing de Guerrilha – É um método que utiliza estratégias de guerrilha bélica no campo do marketing, para planejar, lançar e manter a maior ofensiva mercadológica possível; seu objetivo é transformar clientes potenciais em consumidores reais. Normalmente utilizado por empresas com pequenas verbas.
Marketing de guerrilha — marketing de baixo orçamento de alto impacto, tipicamente bem fora do convencional
Marketing de Incentivo – É uma ferramenta que engloba campanhas de incentivo, endomarketing, fidelização, programas de relacionamento, eventos, viagens, entre outras ações que permitem, dentro de uma relação custo/benefício, atingir os objetivos da empresa
Marketing de Massa – Abordagem de marketing que visa atingir todos os consumidores de maneira única.
Marketing de Nicho –  É a estratégia que visa atender apenas uma parte bem específica de um segmento de mercado.
marketing de nicho — atender segmentos de mercado bastante específicos, típicamente usado por empresas novas (Segmentação de Mercado)
Marketing de performance — marketing que possui métricas como ROI, normalmente associado ao mercado digital.
Marketing de permissão — ações que conquistam a atenção do cliente
Marketing de produto — marketing focado em um produto particular e não na empresa(Wikipedia)
Marketing de proximidade real – Ver Marketing Dharma.
Marketing de referência — incentivar seus clientes atuais a indicarem novos clientes, normalmente feito através de programas de afiliados
Marketing de Relacionamento – Estratégia que visa o profundo conhecimento do cliente e de seus hábitos, visando atendê-lo de forma a obter a fidelização.
Marketing de Retenção – É o conjunto de ações integradas sistemáticas e contínuas de comunicação e promoção, gerando freqüência e repetição de compra por parte dos clientes e recompensando-os por isso, visando estratégias para fidelizar ou reter o cliente.
Marketing de Serviços – Ferramenta utilizada para a venda e divulgação de serviços. Podem incluir bens tangíveis ou apenas intangíveis.
Marketing de Transação – É a realização de uma venda única, sem a idéia de relacionamento continuado.
Marketing de utilidade – gerar um benefício para o cliente para divulgar sua marca
Marketing de Valor – Princípio do marketing consciente que determina que a empresa deveria empregar a maior parte de seus recursos em investimentos de marketing para aumentar seu valor.
Marketing de Varejo – Atividade comercial responsável por providenciar mercadorias e serviço desejados pelos consumidores. Henri Richter definiu o varejo como um processo de compra de produtos e quantidade relativamente grande dos produtores, atacadistas e outros fornecedores e posterior venda em quantidade de menores ao consumidor final.
Marketing Dharma –  Tipo de Marketing que age ao nível do conflito psicológico anterior à vontade humana, dado que, cada vez mais, procuramos satisfazer preferencialmente as necessidades inconscientes, concentrando-nos no que é anterior à intencionalidade no Homem, ou seja, no que é antecedente às necessidades e à motivação.
Marketing Diferenciado – 1. Estratégia de marketing de ataque no qual se busca atingir o mercado como um todo, ou parte deste, através de seus vários segmentos com ofertas diferentes para cada um desses segmentos – o composto de marketing é específico para atender as necessidades de cada segmento. 2. Esforço de marketing concentrado em um particular segmento de mercado para efeito de um tratamento exclusivo. 3. Estratégia de cobertura de mercado na qual a empresa decide visar vários segmentos do mercado e desenvolve ofertas específicas para cada um deles
Marketing Digital (1) — marketing através de canais digitais, tipicamente pela internet
Marketing Digital – Ver Webmarketing
Marketing Direto – 1. Marketing efetuado através de propaganda em vários tipos de mídia que interagem diretamente com os consumidores, geralmente solicitando a eles que apresentem uma resposta direta. 2. Venda direta. 3. Sistema de venda em que a figura do vendedor ou de um ponto de venda é substituída, no todo ou em parte, por estímulos de compra feitos através da mídia impressa ou eletrônicos. 4. Ação de Marketing que tem os seus resultados mensuráveis.
marketing direto— marketing direto para o público alvo sem usar canais, normalmente feito através de mala direta
marketing disruptivo — aplicar técnicas de inovação disruptiva para criar novos mercados
Marketing Ecológico – Ver Marketing Ambiental
Marketing Esportivo — Associação de uma marca a eventos esportivos para aumentar as vendas (Wikipedia)
Marketing Experiencial – É o Marketing que integra diversos elementos relacionados à lógica, às emoções e ao Pensamento, visando o
Marketing Focado no Cliente – Obtenção de um valor pleno de duração de cada cliente e manutenção dessa duração crescente ano após ano. É usar os lucros excedentes do sucesso alcançado para custear a conquista de novos clientes a um custo mais baixo. O objetivo, a logo prazo, é a sobrevivência e o crescimento rentáveis.
Marketing Geográfico – Ver Geomarketing
Marketing Indiferenciado – Estratégia de ataque a um mercado no qual se busca atingir vários segmentos do mercado com uma única oferta
Marketing Institucional – Atividades empreendidas para criar, manter ou alterar as atitudes e comportamentos dos clientes- alvo para com
Marketing integrado — integração e coordenação da sua estratégia em diversos canais e veículos
Marketing interativo –  É o conjunto de ações de marketing direcionadas para criar uma interação entre o cliente e a empresa, em que o cliente tem um papel ativo, possibilitando a personalização e a customização de produtos e serviços.
Marketing internacional – É a aplicação do composto de marketing para desenvolver oportunidades de negócios em mercados externos ao de origem da empresa.
Marketing interno — marketing focado para os próprios funcionários da empresa com intuito de motivar ou treinar
Marketing Líquido – Marketing que se adapta constantemente aos novos hábitos dos consumidores, utilizando novas ferramentas, meios, veículos e canais que vão surgindo com a tecnologia, e, não apenas, a comunicação de massa. Adapta as mídias ao consumidor, ao invés de forçar o consumidor a se adaptar às mídias.
Marketing Long Tail  — marketing para vários nichos que somados formam um grande público (Wikipedia)
Marketing Multinível — marketing baseado no recrutamento de cada vez mais pessoas para realizarem as vendas, também conhecido como esquema da pirâmide
Marketing Natural – Ver Marketing Ambiental ou Ecomarketing
Marketing no ponto de venda — promoções localizadas dentro do ponto de venda
Marketing offline — marketing que utiliza as plataformas tradicionais de divulgação como panfletos, cartazes, etc
Marketing Olfativo – É uma ferramenta de marketing que utiliza-se da aromatização de ambientes e de diferentes tipos de materiais para atrair através do olfato o interesse do consumidor
Marketing Online – Marketing baseado no uso de ferramentas, instrumentos, softwares e atividades relacionadas à Internet, como Links patrocinados, banners publicitários, sites, emails, blogs e newsletters entre outros.
Marketing Pessoal –  É a utilização do Marketing Mix ou Composto de Marketing para a geração de interesses ou preferências em relação a um determinado indivíduo.
Marketing polêmico — gerar atenção através de controvérsia ou polêmica
Marketing Político – Emprego das ferramentas do marketing a fim de posicionar o candidato. Destacam-se a pesquisa de mercado eleitoral, o planejamento do conceito do candidato as estratégias a serem aplicadas, a mídia a ser utilizada e a organização geral da campanha.
Marketing porta a porta — equipe de vendas vai literalmente de casa em casa ( Isaac Martins )
Marketing Reverso – 1. Busca por parte de uma empresa de fornecedores. No modelo tradicional era o fornecedor quem buscava o cliente. Há muitas razões para um comprador aplicar o marketing reverso entre elas destacam as seguintes: altos retornos, deficiências de mercado, considerações futuras, procurações políticas, geográficas e ambientais, tecnologia, reconhecimento e valorização e tendências atuais.2. Maneira agressiva e imaginativa de alcançar os objetivos de suprimentos em que o comprador toma a iniciativa de fazer as propostas, sejam para fornecedores, sejam para usuários dentro da organização.
Marketing Social – Atividade empreendida para gerar mudança de comportamento e atitudes visando uma transformação social. Marketing para causas sociais: estratégia de posicionamento que associa uma empresa/marca a uma causa social visando agregar valor à marca e estimular as vendas.
Marketing Verde – Ver Marketing Ambiental
Marketing Viral – Forma de transmitir uma mensagem ou uma idéia a um grupo de pessoas. Cada pessoa que recebe a mensagem, se sente compelida a retransmitir a mensagem, atingindo assim, de forma exponencial, milhares ou milhões de pessoas.
Mobile marketing — marketing desenvolvido para aparelhos móveis como celulares e tablets
Neuromarketing – Tipo de Marketing que estuda o comportamento do consumidor em sua essência, a partir de pesquisas do comportamento cerebral do público-alvo
One-to-one marketing — marketing feito de client a cliente, também pode ser chamado de porta a porta
Outbound marketing — contrário do inbound, você vai atrás do client com anúncios, ligações, etc
plano_de_marketing
PPC marketing — estratégias que usam o sistema de pagamento por clique como Adwords e Face Ads
Remarketing — anúncios direcionados de acordo com o comportamento do usuário
Search (engine) marketing — estratégias para promover sua empresa em mecanismos de busca
Self marketing — fazer o seu marketing pessoal
Space marketing – utilizar-se dos astros e cosmos para divulgar a sua marca
Telemarketing – Originalmente, tipo de Marketing com ações efetuadas através do telefone.
TransMarketing – Segundo Waldyr Fortes é o trabalho conjunto de Marketing e de Relações Públicas para o sucesso de tudo o que for empreendido. Marketing se preocupa com o sentido concreto de vender alguma coisa e, as Relações Públicas, em proporcionar meios para que esta atividade não cause nenhum problema, tanto para a organização promotora do relacionamento como para aqueles que dela fazem uso
Webmarketing – É o conjunto de ações de marketing intermediadas por canais eletrônicos como a internet, em que o cliente controla a quantidade e o tipo da informação recebida.
Youth marketing — estratégias específicas para o público jovem, também conhecido como marketing universitário