Você comeria uma lasanha com a marca Kolynos? e um sorvete Oral-B? que tal uma pizza da Nivea? ou um refrigerante da Gillette?
É claro que os detentores dessas marcas pensam e analisam muito o mercado antes de utilizarem a marca como extensão para um novo produto. Há casos de sucesso e de insucessos no mercado. Mas com certeza um grande furo foi o da Colgate ao lançar uma linha de alimentos que denominou Colgate Kitchen Entrées. Nada contra o lançamento. A Unilever faz sorvetes, Maionese e detergentes em pós. Mas cada um usa sua própria marca (no Brasil: Kibon, Hellmann’s e OMO), mas, usar a mesma marca utilizada em creme e escova dental, enxaguatórios e fio dental, é realmente um despropósito. Há algum tempo, a Colgate tentou utilizar a sua marca para o lançamento de produtos alimentícios de conveniência: Congelados e alimentos pré-cozidos. Não há a necessidade de muitas pesquisas para se entender que o produto nunca vai ser associado à marca.Uma apresentação completa do plano de Marketing para o lançamento irlandês pode ser encontrado na web. E não é que o plano era convincente? Infelizmente não deu certo.