O lançamento do Guaraná Antarctica Black foi Fantástico. Todos os elementos do sucesso estavam lá: Black, Sabor Açaí, campanha com o surfista da moda. Perfeito. A Antarctica só não contava com as mídias sociais. Ou melhor, com as pessoas que publicam nas mídias sociais.
Um Guaraná que se auto proclama de “Frutas da Amazônia: guaraná e sabor açaí”, se espera que ao menos tenha alguma fruta da Amazônia e que tenha um pingo de Açaí. A fruta da Amazônia é o próprio Guaraná. Portanto, sem novidade. Já o Açaí…. Olhos treinados dos consumidores notaram que na formulação do produto não há menção ao Açaí. O fato rodou as redes sociais a uma velocidade altíssima. Houve um impacto nos consumidores muito superior ao obtido pela campanha oficial do produto.
Consultada pela empresa, a fabricante se limitou a dizer que o produto tem “notas” de Açaí. Boa resposta. Este artifício é bem elaborado. Já que é baseado no que os enólogos e Sommeliers afirmam sobre os vinhos mais caros: notas frutadas, de cereja, de morango, de limão, do que seja, mesmo que estes produtos não façam parte da composição do vinho.
O Guaraná de Açaí, no entanto, não deveria causar surpresa a ninguém, já que a Aquarius Fresh de uva, por exemplo, é descrita na embalagem como refrigerante de maçã.
Como assim? isso mesmo. Um refrigerante de uva é feito de maçã. Portanto, se ao experimentar o produto, você achar que tem gosto de Açaí ou de Uva, não ligue por ele ser feito de Guaraná ou de maçã. O que importa é o que a sua percepção acha.