As cores dos logotipos, marcas, comunicação e embalagens de produtos alimentícios e bebidas são tão associadas aos produtos que torna-se difícil, por exemplo, imaginar uma caixa de Maizena verde.
O mesmo ocorre com marcas globais que investem bilhões de dólares em suas cores para associá-las aos seus produtos.
Coca-Cola e Pepsi-Cola são dois bons exemplos de guerra de cores. Enquanto o vermelho é associado à Coca, o Azul remete à Pepsi. Não que inexistam versões de diversas cores de cada produto, mas seria estranho pedir uma Coca azul ou uma Pepsi Vermelha, certo?
Em países de língua inglesa, no entanto, existem esses termos:
Blue Coke (Coca Azul)
Red Pepsi (Pepsi vermelha)
O significado, de acordo com o Urban Dictionary é engraçadinho.
Blue Coke se refere à Pepsi.
Assim, quando alguém pede uma Coca e esta está indisponível, é comum o atendente responder: Pode ser uma Blue Coke? seria algo parecido com o nosso “só tem Pepsi”. Assim, a Red Coke é a Coca-Cola e a Blue Coke é a Pepsi
Já a Red Pepsi não é a Coca-Cola, como poderia se imaginar. Red Pepsi é uma bebida, à base de vinho, que se coloca Pepsi para reduzir o teor alcóolico.
Outra definição é ao próprio vinho consumido dentro de latas de Pepsi, onde crianças e adolescentes enganavam seus pais dizendo que estavam tomando Pepsi, quando, o conteúdo era vinho.