A Pepsi Cola, como empresa, foi fundada em 1898. à época o logotipo utilizado no seu produto era muito similar ao de seu principal concorrente, a Coca-Cola.
O primeiro logo utilizado pode ser visto abaixo:
O primeiro logotipo durou 7 anos e foi substituído por este:
São mudanças singelas, mas que mudam totalmente a proporção. Ao invés de um logo alongado retangular, difícil de visualizar quando impresso em uma garrafa redonda o novo mostra proporções mais adequadas. Um ano depois, a empresa muda novamente e lança o logo a seguir:
Nota-se a preocupação com a simetria e semelhança das letras, começa a aparecer uma tipologia inexistente no primeiro logo. Aparece pela primeira vez a palavra “Drink” (beba) e dois pontos separam Pepsi de Cola. O logo durou 34 anos quando foi substituído por este:
Utilizado a partir de 1940, nota-se uma preocupação maior com o design. Os dois pontos passam a ser representados por um hífen e a palavra “Drink” volta a ser retirada. Duarnte dez anos a Pepsi utilizou este logo até que em 1950 introduziu novos elementos:
O Logo permanece inalterado, mas aparece associado a uma tampinha de aço de garrafa, o símbolo”R” de marca registrada e a introdução de uma cor que prevalece até hoje: o azul. 12 anos depois a Pepsi introduz o seguinte logo:
As mudanças agora são grandes. A empresa abre mão da tipologia manuscrita e passa a chamar seu produto de “Pepsi”, sem o complemento “Cola”. Este logo durou até 1973 quando foiu novamente alterado:
Nota-se uma semelhança com o anterior mas a tampinha é estilizada em um círculo e as laterais contornam o logo anterior com as duas novas cores: Vermelha e azul que serão utilizadas a partir de então. Em 1991 a Pepsi lança o seu novo logo:
É uma mudança grande, alterando a tipologia para um padrão itálico e dando maior peso ao nome do que ao desenho simbolizado da “tampinha”. Em 1998 a Empresa tenta inovar utilizando padrões de profundidade e relevo e lança o novo logo:
Este logo é utilizado até 2003 quando a empresa testa o “movimento” e oferece um logo dando a ideia de velocidade:
Atualmente a Pepsi utiliza os logos abaixo:
O mesmo pode ser utilizado com ou sem a tipologia