A Marca e o logo são representatividades de uma empresa tão forte quanto a própria organização. Afinal o Logotipo deve ser reconhecido independente de estarmos visualizando a empresa ou não. A marca deve ser tão forte e conhecida que ainda que não conheçamos a empresa, sintamos que aquele nome já nos disse algo alguma vez.
Resumindo: Marcas e Logotipos são base para divulgação e reconhecimento de uma empresa. Assim, raras organizações se atrevem a fazer mudanças. Muitas vezes, no entanto, isso é extremamente necessário. Seja para modernizar, para mudar o escopo ou simplesmente para reavivar a imagem da empresa. Alguém poderia imaginar o McDonald’s com nome de churrascaria? pois bem. Esse foi o primeiro nome da empresa que foi usado durante os seus primeiros 8 anos, de 1940 a 1948:
Em 1948 a empresa começou a associar a sua marca com Hambúrgueres. Assim, mudou o seu nome e sua marca para McDonald’s Famosos Hambúrgueres.
Novamente houve uma mudança grande quando a empresa se tornou continental e ofereceu seus lanches de costa a costa dos Estados Unidos. O nome mudou para “Costa a Costa” e foi usado até 1960
De 1960 a 1968 a empresa iniciou o que seria mais que um logo, um ícone que com leves mudanças, sobreviveria aos tempos. Tratava-se de uma imagem da arquitetura de algumas lojas que ofereciam um design formado por um arco iluminado, amarelo que sobressaia ao teto. Esse arco, formava um “M” que veio a ser a base para os logotipos posteriores e a denominação “Arcos Dourados”:
O logo a seguir, criado em 1968 durou até 2006. Foi utilizado em embalagens, campanhas, assinaturas, neons.., Apesar de ter sido descontinuado para publicidade em 2006, ainda hoje é utilizado no interior de algumas lojas em portas e janelas e em alguns casos em neons externos.:
Em 1975 um logo permaneceu em uso simultâneo com o anterior. A base dos arcos era a mesma mas a empresa começou a utilizar a cor vermelha, referência até os dias de hoje. O logo a seguir foi utilizado até 2006:
Entre 1993 e 2010 a empresa utilizou sombra nos arcos dourados. Durante esses anos foi utilizado em embalagens, bandejas, e como comunicação ou assinatura em alguns websites
Em 2003 a empresa começou a utilizar o slogan “I’m lovin’ it” (Amo muito tudo isso, no Brasil), e a inscrição passou a ser utilizada no idioma local de cada filial:
Atualmente a empresa utiliza um logo limpo e minimalista. Retirou sombras, brilhos e texturas e passou a usar simplesmente os arcos dourados em cor amarela, chapada.:
Em casos excepcionais, a empresa tem utilizado, na Europa, algumas cores de fundo, como o verde e o vermelho, com ou sem o slogan.
Crédito das imagens:wikia.