Porque o logotipo da Apple é uma maçã?

Apple_logo_AtualOs logotipos, marcas e símbolos são algo que normalmente remetem à imagem de uma empresa de forma inequívoca. Há logotipos no mercado, como os da Sony, Google, Ray-Ban, Petrobrás, que não deixam dúvidas sobre a empresa à qual pertencem.

Já os símbolos ou logomarcas não são tão óbvios assim. Tomemos, por exemplo o da Nike. Alguns sabem o que significa outros não. Teoricamente se refere a uma das asas da deusa grega Nike. Como a deusa é associada ao esporte, nada melhor do que associá-la a uma marca de material esportivo. Sobretudo quando essa empresa tem, também, o nome da deusa.

Outro exemplo que deveria ser óbvio é o da Mitsubishi. Parece óbvio para você? não?  Mas, com certeza, para algum fluente em japonês possa parecer, já que Mitsubishi quer dizer, literalmente, três losangos. O símbolo não poderia ser nada mais do que os próprios 3 losangos.

A Shell, se enquadra neste caso. Shell significa concha em inglês. Então, a marca é uma concha. Estes três exemplos tem algo em comum. Os símbolos são tão fortes que estão deixando de usar o texto com o nome da empresa. Nike, Shell e Mitsubishi, raramente ostentam o nome da empresa junto às suas marcas. Os símbolos são suficientes.Apple_logo_Original

Poderíamos dizer o mesmo da maçã da Apple? uma das maiores empresas do mundo tem como símbolo, uma maçã. Poderia ser enquadrada nos casos acima? sim, se fosse uma empresa hortifrutigranjeira. Não se fosse uma empresa de tecnologia.

Mas, podemos pensar. “Espere… independente de ser de tecnologia, o nome da empresa é Apple. Portanto, o seu símbolo não poderia ser outra coisa senão uma maçã…”.

Bom, a história do nome já virou lenda. Segundo entrevista de Jobs à CBC, eles estavam voltando de uma fazenda onde havia um pomar com macieiras. à época, Steve Jobs estava em uma dieta de frutas e o nome “Apple” lhe veio à mente como alEvolução_logo_applego “divertido, espirituoso e não intimidante”. Mas claramente a maçã, utilizada hoje remonta à primeira logomarca usada pela empresa. Tratava-se da tradicional imagem de Sir Isaac Newton, sentado à sombra de uma árvore e uma maçã sobre a sua cabeça. Provavelmente aquela que cairia e faria o cientista pensar a respeito da gravitação universal. Essa primeira identidade foi criada por Ron Wayne.

A marca era, no entanto, tão complicada de desenhar, de ver e de reproduzir que durou pouco. Dois anos depois de criada, já se utilizava apenas a maçã. E mordida, pois segundo os fundadores, o desenho da maçã, sem morder, remetia mais a um tomate do que a uma maçã.

Diversas variações foram feitas, com o passar do tempo, mas a imagem da maçã, permaneceu.