Em seu blog oficial, a empresa afirma que evoluiu muito nos últimos 17 anos e hoje é hora de mudar uma série de coisas, incluindo seu logo e sua identidade.
A empresa se pergunta o porquê da mudança neste momento e a resposta é simples. Antigamente, você acessava o Google de um PC, as coisas foram mudando e centenas de aplicativos foram surgindo, assim, como dezenas de plataformas que exibiam a marca da empresa. Dessa forma, a opção por um logo mais minimalista, chapado, sem sombras, texturas ou serifas foi uma opção óbvia.
Além do logotipo, a logomarca o “G” em um quadrado azul, também está sendo substituído por um “G” em quatro cores, mais apropriado à identidade da empresa.
Veja aqui o artigo com as declarações da empresa:
“Por que estamos fazendo isso agora? Tempos atrás, o Google era um destino ao que você chegava por meio de um único dispositivo: um PC. Agora, as pessoas interagem com os produtos do Google por meio de diferentes plataformas, apps e dispositivos — às vezes em um mesmo dia. Você espera que o Google te ajude onde e quando você precisar, seja no seu telefone celular, na sua TV, no seu relógio, no painel de controle de seu carro e, sim, até no seu desktop!
Hoje apresentamos uma nova linguagem visual que reflete essa realidade e que te mostra quando a magia do Google está trabalhando por você, mesmo nas mais pequenas telas. Como você vai ver, nós colocamos o logo e a marca do Google, que foram originalmente desenhados para uma página de desktop, e os atualizamos para um mundo em que a computação acontece de forma imperceptível, através de um número infinito de dispositivos e de diferentes formas de interação (seja toque, teclado ou voz).
Ele não só te diz que você está usando o Google, mas também mostra como o Google está trabalhando por você. Por exemplo, novos elementos como um microfone com as cores do Google vão te ajudar a identificar e a interagir com o Google quando você estiver falando, tocando ou teclando. Então, estamos dando adiós ao pequeno “g” azul e colocando no lugar dele um símbolo que combina com o logo.”
Fonte: http://googlebrasilblog.blogspot.com.br/2015/09/google-update.html