Patrocinadores, Parceiros e Apoiadores da Copa do Mundo FIFA

FIFAA FIFA determina 3 categorias para os seus aliados comerciais nas copas do mundo realizadas a cada 4 anos. Para isso, ela oferece proteção à marca, negociações com governos e possibilidade de exposição nacional, regional ou mundial. Com a grande quantidade de patrocinadores, no entanto, a Federação resolveu dividir as empresas por grupos com denominações diferentes. Assim, atualmente existem os “Parceiros da Fifa”, Os “Patrocinadores da Copa do Mundo da FIFA” e os “Apoiadores Nacionais”. Qual a diferença entre eles? Mesmo para a FIFA não está muito claro, já que todos são, na verdade, patrocinadores. A Própria FIFA em seus comunicados de imprensa chama a Apex, um dos apoiadores como patrocinador. Vejam o comunicado da FIFA:

“A FIFA tem o prazer de anunciar a sua mais recente patrocinadora: a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que fechou acordo para ser o quinto Apoiador Nacional da Copa das Confederações da FIFA 2013 e da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.” (Fonte: FIFA.COM – http://pt.fifa.com/worldcup/media/newsid=1936328/ acessado em 15/01/2013 às 15:11).

Esta nova forma de patrocínio surgiu depois da Copa de 2006, quando a FIFA mostrou a sua nova estratégia comercial, com uma estrutura em 3 níveis.
O primeiro nível é formado pelos 6 parceiros da FIFA dando apoio não apenas à Copa mas a todos os eventos organizados pela Federação.
O Segundo nível, formado pelos patrocinadores tem direitos a uso da marca apenas na Copa do Mundo e na Copa das Confederações. em escala mundial. Segundo a FIFA, “Os principais direitos de patrocínio neste nível são a associação de marca, o uso de recursos de marketing selecionados, a exposição na mídia e ofertas de ingressos e hospedagem para os eventos.”
O terceiro nível, formado por apoiadores nacionais permite que empresas radicadas no país sede associem suas marcas apenas neste país.

Veja, a seguir, os atuais patrocinadores para a Copa de Mundo de 2014

Parceiros da FIFA (FIFA Partners)
Adidas
Coca-Cola
Hyundai/Kia
Emirates
Sony
Visa

Patrocinadores da Copa do Mundo da FIFA (FIFA  World Cup Sponsors)
Budweiser
Castrol
Continental
Johnson & Johnson
McDonald’s
Oi
Moy Park
Yingli

Apoiadores Nacionais (National Supporters)
Apex
Centauro
Garoto
Itaú
Liberty
Wise Up
Fifa.com
Football for Hope

(Crédito das imagens: Logo da Copa: wikipedia.eng e Imagem dos patrocinadores: FIFA.com)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.