O Orkut dá adeus. Mas a sua memória será preservada.

orkut by googleO Orkut será encerrado oficialmente hoje, dia 30 de setembro de 2014. A sua memória, no entanto, será preservada. Afinal foi uma história de mais de uma década com milhões de comunidades que mantiveram viva a história de uma geração.

O Orkut diz adeus, mas não podemos negar que vai deixar saudades. Eu sou um daqueles que não pode ver o logo da plataforma, sem me emocionar. O Orkut tinha alma, emoção, não era impessoal. Era uma rede viva, ativa que serviu de benchmarking para dezenas outras que ainda aí estão.

Em comunicado no Blog oficial, Paulo Golgher, Diretor de Engenharia do Google, afirma que “Ainda que o Orkut esteja indo embora, como tínhamos anunciado no final de junho, seu histórico de conexões e conversas vai permanecer. Por uma década, milhões de pessoas, espalhadas pelo mundo todo, se reuniram ao redor de interesses comuns e discussões dinâmicas, base de uma vasta coleção de comunidades. A partir de hoje, o conteúdo público dessas comunidades será preservado no Arquivo de Comunidades do Orkut: 51 milhões de comunidades, 120 milhões de tópicos, e mais de 1 bilhão de interações.”

OI arquivo poderá ser acessado, aqui: Arquivo de comunidades Orkut.

Golgher afirma que “Seja qual for o tema – desde o futebol a algo como amantes dos filmes de terror – o Orkut era um lugar para você se conectar com outras pessoas que compartilhavam da mesma paixão. Através do Arquivo, você pode voltar e revisitar estas memórias a qualquer momento. Essas conversas não representam apenas a história do Orkut, mas servirão como uma importante cápsula do tempo do início das redes sociais. E se você não quiser que seu nome ou posts sejam incluídos no arquivo de comunidades, você pode remover o Orkut permanentemente da sua conta do Google a qualquer momento.”

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.