Marketing Sensorial: O cheiro dos produtos Apple é criado em laboratório?

Apple CheiroMuitas vezes as pessoas tem sensações olfativas que as remetem a lembranças. Quantas vezes nos deparamos com frases do tipo “humm que cheirinho de carro novo”…
O Marketing Sensorial não é novo. Ações que instigam nossos sentidos e nos remetem a alguma lembrança são utilizadas há anos. Principalmente as ações de Marketing Olfativo, que tenta associar cheiros exclusivos a marcas. Desde a rede Starbucks até o Shopping Morumbi, milhares de empresas pulverizam em seus ambientes cheiros que de uma forma ou outra fazem com que o consumidor os associe com a marca.
Quantas vezes não entramos em lojas de sapatos e sentimos cheiro de couro? parece óbvio, não? mas o cheiro, em muitos casos, é artificial aspergido por uma máquina com essa finalidade.
O que está causando furor ultimamente é a utilização do Marketing olfativo em produtos e não apenas em ambientes.
A sensação de tirar um celular da caixa ou um novo computador faz exalar um cheirinho de produto novo.
Mas, aqui entre nós: qual é o cheirinho de produto novo?
Usuários de produtos Apple comentam que o cheirinho de um fone, celular, iPad ou computador novo da marca é sempre o mesmo. A empresa nunca confirmou se usa ou não a tática, mas a verdade é que o cheiro dos diversos produtos da empresa é realmente parecido. Uma explicação pode estar no cheiro das embalagens ou dos plásticos.
Verdade ou não, recentemente uma empresa de fragrâncias, a Air Aroma Company recriou o cheiro de um produto Apple combinando aromas de papel, plástico e tinta, entre outros.
Acabei de ler um artigo que diz que se você não tem dinheiro para comprar um produto Apple, poder ao menos comprar a fragrância e colocá-la em seu produto de outra marca… mas a má notícia é que o cheirinho não está a venda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.