Microsoft Disponibiliza novo MSN

HP3Além de concentrar notícias de jornais do mundo todo, os canais terão apps que permitem ao usuário acessá-los de qualquer aparelho

No início de setembro, a Microsoft mostrou um primeiro olhar sobre o novo MSN. Desde então, nas últimas três semanas, quase 10 milhões de usuários tiveram a oportunidade de testar o novo site, e mais de 80 mil reportaram as suas impressões. Com base nesse feedback, a Microsoft fez mudanças significativas no novo MSN e, ao longo das próximas 72 horas, ele será lançado em mais de 50 países ao redor do mundo atingindo 425 milhões de pessoas.
O novo MSN está aqui
O novo MSN combina o conteúdo dos melhores veículos de comunicação com ferramentas de produtividade pessoal. O usuário tem fácil acesso a Skype, Bing, OneDrive, Office, Twitter e Facebook em um único lugar e é simples personalizar o que se quer ver com base nos interesses de cada usuário. Além disso, as pessoas que usam Windows e Windows Phone 8.1 terão a opção de atualizar seus aparelhos para os novos aplicativos do MSN a partir de hoje.
A Microsoft quer garantir que os usuários tenham uma experiência consistente, independentemente de onde acessarem as informações, como suas ações no MSN Dinheiro, ou seus times favoritos no MSN Esportes, ou suas coleções de receita em MSN Receitas e Bebidas. Esses dados sempre estarão disponíveis em todos os dispositivos.
Nos próximos meses, a Microsoft irá lançar uma série de aplicativos do MSN para iOS e Android, complementando o lançamento de hoje dos aplicativos para Windows Phone e Windows.
No Brasil, onde o MSN é a maior home page em número de usuários, Marcos Swarowsky, diretor da divisão de publicidade e online da Microsoft Brasil, explica as principais novidades: “Além de oferecer o melhor conteúdo, queremos que o novo MSN seja uma ferramenta de produtividade pessoal que ajude as pessoas a fazer mais no seu dia a dia. Por isso ele foi construído em torno da percepção de que o conhecimento e a informação que enriquecem a sua vida devem estar sempre acessíveis, independentemente de onde você está ou qual dispositivo está usando.”
Updates do MSN App chegam ao Windows 8.1
No Windows 8, a Microsoft introduziu as Bing Apps para ajudar os usuários a explorar o seu mundo com um conjunto de experiências imersivas verticais. Com o lançamento de hoje, agora temos uma experiência unificada e consistente, que conecta os aplicativos dos dispositivos Windows 8.1 com o MSN na nuvem. Enquanto o Bing continuará a fornecer buscas e experiências inteligentes, agora os aplicativos serão alinhados com o MSN, proporcionando uma experiência mais completa, com o conteúdo combinado a recursos de produtividade pessoal.
Melhor conteúdo
Com o novo MSN, a Microsoft está focada em trazer o melhor conteúdo dos jornais líderes de todo o mundo. Nos EUA, alguns dos principais parceiros incluem o The New York Times, The Wall Street Journal, The Washington Post, CNN, AOL (incluindo TechCrunch e Huffington Post) e Condé Nast (incluindo Vanity Fair, Epicurious, Bon Appétit).
No Brasil, destaque para Estadão, ESPN, Exame, Webedia (com Pure People, Adoro Cinema, Pure Trend e Pure Viagem), Tempo de Mulher com Ana Paula Padrão, Lance, Fox Sports, El País, Lilian Pacce e mais outros 30 parceiros que trazem conteúdo de qualidade em um único lugar. “O MSN é uma grife de prestígio mundial, que agrega um enorme valor ao nosso conteúdo”, comenta Lilian Pacce.
“O novo MSN é uma plataforma ainda mais moderna. Estamos empolgados com as novidades, com o novo layout e com o aumento das opções de interatividade que o leitor terá, incluindo a customização das páginas. O Tempo de Mulher tem o maior orgulho de fazer parte desta nova fase”, ressalta Ana Paula Padrão, jornalista e fundadora do Tempo de Mulher.
Novo MSN para o mercado publicitário Brasileiro
No Brasil, onde o MSN é a maior home page em número de usuários por mês, a Microsoft irá realizar algumas ações para apresentar a nova versão ao mercado publicitário. Na primeira, foram convidadas 11 agências de publicidade, entre elas Leo Burnett, DM9, Africa, Wunderman, Pong/Cubo, JWT, WMcCann, ID, F.biz, Wieden + Kennedy e Grey, para uma ação com o ilustrador e grafiteiro Tito Ferrara. A partir desta semana, elas terão uma parede grafitada por ele, com ilustrações que remetem às características do novo MSN, como as multitelas e a possibilidade do site acompanhar o usuário durante o dia todo, por meio de diversos devices.
Em outra ação, esta com 25 agências, que está programada para acontecer a partir da segunda semana de outubro, a Microsoft vai promover uma blitz que brinca com a ideia do ‘reflesh’ do MSN. Haverá distribuição de sorvetes nas agências e também demonstração de como o novo MSN funciona.
Também haverá novos formatos de anúncios online disponíveis. P&G, Ford e Vivo são as primeiras marcas no Brasil a utilizarem o novo MSN como ferramenta para divulgar seus produtos.
“A P&G sempre acreditou muito em todas as plataformas do grupo Microsoft no Brasil e no mundo. Essa nova fase é só mais uma prova do potencial da Microsoft não apenas como portal MSN mas também como uma das maiores e mais admiradas empresas de tecnologia e serviços digitais do mundo. É por isso que a P&G Brasil apoia o lançamento dessa nova plataforma e tem certeza que a parceria continuará por muito tempo”, ressalta Joca Oliveira, gerente de Mídia & Comunicação da P&G Brasil.

“Para a Vivo é sempre importante estar próxima às grandes mudanças e inovações do mercado, e participar neste momento da renovação do MSN representa uma continuidade da parceria já estabelecida e uma oportunidade de diferenciação junto à audiência”, diz Gustavo Diamantino, gerente de Mídia Digital da Vivo.

Sobre a Microsoft

Fundada em 1989, a Microsoft Brasil possui 8 escritórios em todo o País e gera localmente oportunidades diretas na área de tecnologia para mais de 18 mil empresas e 424 mil profissionais. Nos últimos dez anos, a empresa investiu mais de R$ 167 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes. É uma das 110 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial em software, serviços e soluções que ajudam empresas e pessoas a alcançarem seu potencial pleno.

 

Fonte: Microsoft

O Orkut dá adeus. Mas a sua memória será preservada.

orkut by googleO Orkut será encerrado oficialmente hoje, dia 30 de setembro de 2014. A sua memória, no entanto, será preservada. Afinal foi uma história de mais de uma década com milhões de comunidades que mantiveram viva a história de uma geração.

O Orkut diz adeus, mas não podemos negar que vai deixar saudades. Eu sou um daqueles que não pode ver o logo da plataforma, sem me emocionar. O Orkut tinha alma, emoção, não era impessoal. Era uma rede viva, ativa que serviu de benchmarking para dezenas outras que ainda aí estão.

Em comunicado no Blog oficial, Paulo Golgher, Diretor de Engenharia do Google, afirma que “Ainda que o Orkut esteja indo embora, como tínhamos anunciado no final de junho, seu histórico de conexões e conversas vai permanecer. Por uma década, milhões de pessoas, espalhadas pelo mundo todo, se reuniram ao redor de interesses comuns e discussões dinâmicas, base de uma vasta coleção de comunidades. A partir de hoje, o conteúdo público dessas comunidades será preservado no Arquivo de Comunidades do Orkut: 51 milhões de comunidades, 120 milhões de tópicos, e mais de 1 bilhão de interações.”

OI arquivo poderá ser acessado, aqui: Arquivo de comunidades Orkut.

Golgher afirma que “Seja qual for o tema – desde o futebol a algo como amantes dos filmes de terror – o Orkut era um lugar para você se conectar com outras pessoas que compartilhavam da mesma paixão. Através do Arquivo, você pode voltar e revisitar estas memórias a qualquer momento. Essas conversas não representam apenas a história do Orkut, mas servirão como uma importante cápsula do tempo do início das redes sociais. E se você não quiser que seu nome ou posts sejam incluídos no arquivo de comunidades, você pode remover o Orkut permanentemente da sua conta do Google a qualquer momento.”

 

 

 

Apple Watch faz o gosto dos brasileiros, aponta pesquisa

apple watch 2Pesquisa revela primeiras percepções e desejo de compra dos brasileiros quanto ao Apple Watch, novo produto da Apple.

Considerada referência mundial em inovação tecnológica, a Apple dita há muitos anos tendências em funcionalidades, design e novos produtos. Nesta semana, no evento mais esperado do ano para os fãs da marca, a Apple lançou novidades como o iPhone6 e iPhone 6 Plus, iOS8 e o Apple Watch, gerando grande buzz nas redes sociais e em toda a mídia.

As funcionalidades e design do Apple Watch surpreenderam os brasileiros e despertaram grande desejo de consumo por este novo produto da Apple, segundo pesquisa online realizada pela eCMetrics e eCGlobal Solutions, realizada entre os dias 10 e 11 de setembro, com 1.000 internautas brasileiros,  utilizando a plataforma inteligente de pesquisa eCInstant (www.ecinstant.com) .

Segundo a pesquisa, o termo mais associado pelas pessoas ao Apple Watch foi “inovação”, assim como “tecnológico” – percepções que são o diferencial da Apple em relação aos seus concorrentes, e que a empresa busca a cada lançamento de produto. Dos entrevistados, 58% ficaram sabendo do evento de lançamento da Apple e declararam em sua maioria ter sido impactados online: em sites de notícias, sites especializados e redes sociais. Dentre os outros meios digitais nos quais foram impactados, destacamos as citações ao WhatsApp e Youtube. Interessante também a proporção muito menor dos que declararam ter sido impactados em meios offline, como TV (15%) e jornal (7%).

As funcionalidades e design do Apple Watch surpreenderam os brasileiros e despertaram grande desejo de consumo por este novo produto da Apple, segundo pesquisa online realizada pela eCMetrics e eCGlobal Solutions, realizada entre os dias 10 e 11 de setembro, com 1.000 internautas brasileiros,  utilizando a plataforma inteligente de pesquisa eCInstant (www.ecinstant.com).

O relógio inteligente da Apple gerou interesse em 78% dos entrevistados, que em sua maioria afirma que gostou muito (54%) ou gostou (35%) do design, . Das versões personalizadas apresentadas pela Apple, as que mais agradaram foram: Timelapse (17%), Photo (16%), Utility (15%), Solar (13%) e Astronomy (12%).

As demais versões: Simple (9%), Motion (9%), Mickey Mouse (7%) não foram consideradas tão atrativas e apenas 2% não gostaram de nenhuma das versões.

As variações de pulseiras também chamaram a atenção dos usuários, que votaram na Link Bracelet (27%) como a que mais agradou, seguida dos modelos Classic Buckle (23%), Modern Buckle (22%) e Milanese Loop (16%)considerado bonito e útil, o Apple Watch despertou o desejo de compra em 86% dos entrevistados, que declaram que gostariam (31%) ou gostariam muito (55%) de ter o relógio inteligente da Apple. 73% estariam dispostos a gastar entre R$ 500 e R$ 700 pelo produto e 20% cerca de R$ 701 e R$ 900.

Considerando o preço estimado para venda no mercado norte-americano, os brasileiros irão pagar mais do que gostariam pelo produto.

Sobre percepção, o relógio agregou os valores percebidos da marca, sendo considerado pelos internautas como inovador (42%) e sofisticado (14%). Interessante notar que 22% consideraram que o relógio combina com elas e 10% associaram à pessoas jovens.
O Apple Watch está previsto para chegar ao mercado norte-americano em 2015, com preços em torno de U$ 349 nas versões mais básicas. Ao contrário do que se imaginava, não é um produto independente, sendo projetado para funcionar aliado a um iPhone compatível, para desta forma integrar funções. Os modelos de iPhone compatíveis com o Apple Watch são o iPhone 6, iPhon

e 6 Plus, iPhone 5s, iPhone 5c e iPhone 5. O software de pagamento Apple Pay, uma espécie de carteira móvel, também está integrado ao Apple Watch. A ideia de Tim Cook, CEO da Apple, é substituir o antigo processo de pagamento (dinheiro e cartões de débito e crédito) por um sistema completamente novo.

A tendência da mobilidade se confirma de forma ainda mais forte com o lançamento do Apple Pay e a Apple acredita no sucesso do Apple Pay porque foi projetado pensando na experiência do usuário.

O Apple Watch possui três tipos de materiais disponíveis para a construção do relógio inteligente: alumínio, aço inoxidável e versões de alto luxo: ouro dourado e ouro rosado. As variações do Apple Watch são bem interessantes: Apple Watch tradicional, Sport e Edition, que possui visual mais clássico e elegante. Além disso, o Apple Watch terá aparelhos de dois tamanhos: 38mm e 42mm.

Sobre a eCMetrics:
Empresa de consultoria que utiliza soluções integradas de marketing online, mobile e redes sociais para que as empresas melhor entendam e se engajem com seus consumidores, nos mercados de América Latina e EUA. Com grande experiência global e local na implementação de soluções inovadoras de pesquisa de mercado, a eCMetrics presta serviços de consultoria e análise objetivando recomendar o uso dos dados obtidos para gerar melhores resultados de negócios para seus clientes.
www.ecmetrics.com

Sobre a eCGlobal Solutions:
Empresa inovadora de tecnologia para marketing e pesquisa de mercado, cria conexões inteligentes para que marcas e consumidores interajam, integrando métodos e tecnologias inovadoras para que as marcas possam compreender, co-criar e colaborar com o consumidor de hoje. A eCGlobal Solutions é  especialista em pesquisa de mercado online, e oferece pesquisas rápidas e profissionais por meio de uma diferenciada combinação de expertise em tecnologia, novas soluções digitais (ferramentas mobile e de mídias sociais), marketing, design gráfico, pesquisa, comunidades e painéis online.
www.ecglobalsolutions.com

Sobre o eCInstant:
eCInstant é uma poderosa plataforma de pesquisa digital 100% “faça você mesmo”, com alto poder de segmentação, que conecta marcas, pesquisadores, agências de marketing e propaganda com as pessoas, de maneira instantânea. Com eCinstant é possível coletar dados e feedbacks mais rápidos dos consumidores e com menor custo em relação às pesquisas tradicionais, obtendo insights em tempo real para apoiar diariamente as decisões empresariais.
www.ecinstant.com

Marketing Digital – Entenda os termos: o que é CTR?

CTR Click Through RateCTR é a porcentagem de pessoas que clicaram em um banner ou link. A expressão vem do inglês Click Through Rate (Razão de Clicks) Se você exibiu um anúncio 100 vezes e houve um click, o CTR será de 1%

O Cálculo do CTR é efetuado através da divisão do número de clicks sobre o total de exibições com o resultado multiplicado por cem

Exemplo: 200 exibições e 4 clicks.

Qual é o CTR?:

4 / 200 x 100 = 2%

Portanto, o CTR de 4 Clicks em 200 exibições é de 2%

Por que o CTR é importante?

o CTR é importante porque lhe dá uma boa ideia de como o seu anúncio está está se comportando. Se você produziu e exibiu um bom anúncio, post, ou e-mail que realmente chama a atenção das pessoas que o estão consultando, então você vai ter uma alta taxa de cliques. Se o seu anúncio não está recebendo um CTR muito alto, então provavelmente é hora de voltar à prancheta e tentar algo novo (se possível teste dois diferentes. Um contra o outro).

Marketing Digital – Entenda os termos: o que é CPA?

Cost per Action (CPA) - Internet MarketingCPA é a abreviatura de Cost Per Action, ou Custo por Ação em português. Se refere ao pagamento de um anunciante a um editor que exibe os anúncios apenas quando é disparada alguma ação. Entre as ações do CPA podem ser incluídas as vendas, downloads, preenchimento de cadastros, resposta a questionário ou pesquisa, ou outras.

O anunciante sempre irá avisar ao editor que exibe os anúncios qual será a forma de ação e o pagamento equivalente. Assim, um anúncio poderá pagar um valor único, por preenchimento de cadastro, por exemplo, ou múltiplo, quando o usuário preenche o cadastro e efetua uma compra.

Geralmente o preenchimento de cadastros ou respostas a questionários ou pesquisas pagam valor absoluto. Pode ir de alguns centavos a um ou dois dólares, em média.

Já pela venda os anúncios por CPA pagam uma porcentagem do valor. Dependendo do tipo de produto, essa porcentagem pode ir de 2 a 10% do total da compra. Normalmente este tipo de anúncio gera um cookie na máquina de quem clicou para beneficiar o editor.

O cookie tem validade de algumas horas a alguns meses e serve para pagar o editor caso o comprador tenha clicado em determinado dia no anúncio, e tenha deixado para comprar alguns dias depois, assim, o anunciante pagará o devido ao editor já que foi através dele que o comprador efetuou a compra, ainda que, não no mesmo dia do primeiro clique.

Marketing Digital – Entenda os termos: o que é CPM?

CPMO Marketing digital está repleto de acrônimos. Entender estas letrinhas é a diferença entre ganhar ou gastar muito dinheiro na Web. Termos como CTR, RPM, CPA e CPM são fundamentais para entender e controlar gastos e ganhos com a publicidade online.

CPM significa “Custo por Mil”. É o que um anunciante paga (ou um editor recebe) por cada mil exibições do anúncio em seu site. Assim se um editor recebeu em certo dia R$ 4,50 por 3.000 exibições, significa que o anunciante está pagando um CPM de R$ 1,50, ou seja, se o site exibir o anúncio mil vezes, receberá R$ 1,50. Se exibir duas mil vezes, receberá R$ 3,00, se exibir 10.000 vezes, receberá R$ 15,00. Normalmente este é o sistema preferido de muitos editores, já que os ganhos não dependem de outros fatores, como cliques e ações de vendas ou de cadastros. Basta exibir os anúncios para receber o equivalente.

Ainda que o editor não exiba o anúncio mil vezes, receberá o equivalente proporcional. Assim, se o anúncio utilizado como exemplo acima for exibido 100 vezes, o editor receberá R$ 0,15.

Na prática, anúncios que pagam 4 a 5 Reais por mil exibições já são considerados como lucrativos. Sites americanos chegaram a receber, nos idos anos 1990 a 2000, valores que chegavam a alguma dezenas de dólares por mil exibições. Era a época de ouro da Internet com a sua chamada “bolha”. Atualmente, programas de afiliados pagam, em média, R$ 0,50 a R$ 0,60 de CPM em campanhas desse tipo.

Interessante notar que, mesmo em inglês, se utiliza a mesma expressão, ainda que “mil” em inglês seja “Thousand”. A explicação é que os americanos Utilizam a expressão “Cost per M”, já que a letra “M” em algarismos romanos significa Mil.  Alguns definem, em inglês, como Cost per Mille, o que obviamente, também não se refere ao inglês.

Não deve ser confundido com eCPM.

Pesquisa mostra altas expectativas de crescimento e desafios para o mercado de e-commerce

pesquisa asiaEnquanto mais de 80 por cento dos comerciantes on-line globais planejam expandir seus negócios de e-Commerce (comércio eletrônico) na Ásia durante os próximos 12 meses, quase todos os entrevistados (99 por cento) afirmaram enfrentar obstáculos para conquistar uma posição firme no mercado, e, em particular, na China, de acordo com a pesquisa realizada pela NTT Communications.

A pesquisa, Breaking into the e-Commerce Market in Asia: Opportunities and Challenges, entrevistou 200 tomadores de decisão localizados no Reino Unido e nos Estados Unidos dos setores de varejo, jogos, viagem e hospitalidade para avaliar o potencial comercial do mercado de e-Commerce da Ásia, os desafios que os comerciantes enfrentam e a função que os provedores de soluções de pagamento devem desempenhar para ajudar os comerciantes a superar estes desafios.

Dois terços dos entrevistados preveem que o volume de transações de comércio eletrônico de suas empresas na Ásia e na China deverá aumentar entre 10 e 50 por cento nos próximos três anos, refletindo o potencial comercial promissor do mercado. No entanto, o estudo também revela uma série de desafios locais que os comerciantes precisam superar para crescer com sucesso na região.

Outras conclusões importantes incluem:

Mais de 80 por cento dos entrevistados consideram o comércio eletrônico global crucial para o sucesso de seus negócios.
A Grande China é um mercado com elevado potencial para o comércio eletrônico. A China Continental (79 por cento), Hong Kong (66 por cento) e Taiwan (57 por cento) estão no topo da lista como os três destinos mais populares da Ásia para a expansão do comércio eletrônico nos próximos 12 meses.
Os desafios que a maioria dos entrevistados enfrenta ao entregar o comércio eletrônico na Ásia1 incluem os regulamentos fiscais locais e a conformidade (50 por cento), as necessidades do mercado local (46 por cento), as barreiras linguísticas (44 por cento), as dificuldades de transporte e custo (42 por cento), tipos de pagamento preferenciais locais (37 por cento) e liquidação de câmbio internacional (37 por cento).
As conexões do adquirente (45 por cento) ficaram no topo da lista dos principais fatores de sucesso para a entrega do comércio eletrônico na Ásia e na China. Isto é seguido pela gestão de riscos e fraudes (43 por cento), conexões globais do adquirente (35 por cento), conexões do adquirente na Ásia (30 por cento) e métodos alternativos de pagamento (30 por cento).

Os provedores de soluções de pagamento integrados para ajudar os comerciantes a se adaptarem ao ambiente asiático único de comércio eletrônico

Tyrone Lynch, Vice-Presidente de eBusiness da NTT Com Asia disse: “A Ásia tem um grande potencial para os comerciantes globais de comércio eletrônico e, ainda, o seu sucesso está sendo prejudicado pela falta de conhecimento local necessário para superar os desafios operacionais, tais como restrições de moeda, regulamentos fiscais, requisitos de licenciamento e métodos de pagamento locais. É necessário um provedor de soluções de pagamento com fortes capacidades de aquisição local para ajudá-los a navegar no complexo e dinâmico mercado de comércio eletrônico da Ásia.”

Lynch continuou dizendo: “A China, em particular, está em uma situação única onde os métodos de pagamento convencionais e tradicionais utilizados internacionalmente não são os métodos predominantes. Compreender o ambiente de pagamento único na China, ao mesmo tempo em que oferece aos consumidores a capacidade para pagar com seus métodos locais preferidos é fundamental para o sucesso neste mercado vasto e de rápido crescimento.”

Para este fim, a NTT Communications apresentou suas soluções de pagamento de comércio eletrônico destinadas a ajudar as empresas de comércio eletrônico a expandir sua presença on-line e mitigar os desafios do mercado local.”

Para baixar o relatório Breaking into the e-Commerce Market in Asia: Opportunities and Challenges, acesse www.nttcominsight.com

Metodologia

A NTT Communications contratou a empresa de pesquisa de mercado Vanson Bourne para realizar a pesquisa com 200 tomadores de decisão de empresas com negócios de comércio eletrônico nos setores de varejo, jogos e viagens/hospitalidade no Reino Unido e nos Estados Unidos da América. Para se qualificar para a pesquisa, as empresas dos entrevistados deveriam ter uma receita anual mínima de US$ 12 milhões derivada de suas operações de comércio eletrônico e ter se envolvido no comércio eletrônico com a Ásia e/ou China.

Sobre a NTT Communications

A NTT Communications presta serviços de consultoria, arquitetura, segurança e nuvem para otimizar ambientes de tecnologia da informação e comunicações (TIC) nas corporações. A prestação desses serviços é apoiada pela infraestrutura mundial da empresa, incluindo sua rede IP de camada 1 líder global, a VPN Arcstar Universal One™, com cobertura em 196 países/regiões, e mais de 150 data centers seguros. As soluções da NTT Communications dão aproveitamento máximo aos recursos globais das empresas do Grupo NTT, como Dimension Data, NTT DOCOMO e NTT DATA.

Sobre a NTT Com Asia

A NTT Com Asia é a sede na Ásia Oriental da NTT Communications que cobre Hong Kong, Macau, Taiwan e Coréia. A empresa fornece soluções corporativas de rede, centro de dados, nuvem, hosting e comércio eletrônico e serviços gerenciados e opera sua subsidiária integral HKNet em Hong Kong.

Google envia email para usuários do Orkut

Logo Orkut círculoO Google enviou mensagem a todos os usuários do Orkut informando sobre o fim das operações da plataforma em 30 de setembro. Leia abaixo a mensagem do Google na íntegra:

“Adeus ao Orkut

Após dez anos de conversas e conexões sociais on-line, nós decidimos que é hora de começar a nos despedir do Orkut. Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut e, por isso, decidimos concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários.

O Orkut não estará mais disponível após o dia 30 de Setembro de 2014. Até lá vamos manter o Orkut no ar, sem grandes mudanças, para que você possa lidar com a transição. Você pode exportar as informações do seu perfil, mensagens de comunidades e fotos usando o Google Takeout (disponível até setembro de 2016). Um arquivo com todas as comunidades públicas ficará disponível online a partir de 30 de Setembro de 2014. Se você não quiser que seu nome ou posts sejam incluídos no arquivo de comunidades, você pode remover o Orkut permanentemente da sua conta Google. Para mais detalhes, por favor, visite a Central de Ajuda.

Foram 10 anos inesquecíveis. Pedimos desculpas para aqueles de vocês que ainda utilizam o Orkut regularmente. Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além.”

Como salvar e recuperar as suas fotos, textos, comentários, scraps e informações do Orkut.

Logo básico orkutO Google já afirmou que o Orkut permanece ativo até o dia 30 de setembro de 2014. Assim, muitos usuários se perguntam o que fazer com as informações que constam lá: fotos, arquivos, imagens, etc.
O Google está disponibilizando uma ferramenta para baixar todo o conteúdo do usuário do Orkut.
Fazendo o download o usuário terá um arquivo zipado com as fotos e os arquivos em HTML. O Google irá disponibilizar no arquivo:

O perfil
Scraps recebidos
Depoimentos recebidos
Atividades
Fotos
Para utilizá-la basta seguir os passos da ajuda do Google:

1.  Vá para a página Google Takeout.
2. Clique em Escolher serviços e selecione Orkut.
3. Clique em Criar arquivo.
4. Aguarde até que o arquivo fique pronto. Pode levar algum tempo. Opcionalmente, você pode ser avisado por e-mail quando estiver pronto.
5. Quando estiver pronto, clique em download.

Não há limite de quantas vezes suas informações do Orkut podem ser baixadas. Mas há um limite diário.

Para transferir os álbuns diretamente para o Google+ (desde que o usuário tenha conta) o caminho é:

  1. Acesse http://www.orkut.com/AlbumsExport
  2. Na tela que surgir, clique em cada álbum que irá exportar ou clique selecionar todos.
  3. Clique em importar álbuns selecionados.
  4. Aguarde o processo até o final da exportação.

Este recurso estará disponível até o dia 30 de setembro de 2014

Fim do Orkut. Plataforma dá adeus após 10 anos de sucesso

Logo Orkut círculoO Google acaba de informar em seu blog que a data do fim do Orkut já está definida. 30 de setembro. Até lá diversos trabalhos no blog, nas comunidades e nos fóruns deverão ser realizados para que o encerramento da plataforma de maior sucesso até então, corra de forma tranquila.

Com o título “Adeus ao Orkut” o texto do Google dá algumas orientações à pessoas que utilizam ou utilizaram o Orkut.

As comunidades, por exemplo, serão mantidas. Apesar de não aceitar mais atualizações, o Google manterá um arquivo de comunidades na plataforma. Se o usuário não desejar que o seu perfil permaneça lá deverá se excluir permanentemente do Google.

Os dados do Orkut sempre foram impressionantes. O fim da linha começou, no entanto, quando a plataforma começou a definhar em todos os países. O Brasil e a Índia, no entanto permaneceram firmes com mais da metade dos usuários. Em 2012, ambos os países mantiveram mais de 70% de todos os perfis ativos.

É previsto o lançamento de uma ferramenta para exportar o perfil dos usuários do Orkut para a atual plataforma da empresa o Google+. Maiores informações poderão ser obtidas no fórum oficial de ajuda: https://productforums.google.com/forum/#!forum/orkut-pt,

Veja, a seguir, o comunicado oficial da empresa, na íntegra, assinado por Paulo Golgher, Diretor de Engenharia do Google:

 Adeus ao Orkut
segunda-feira, junho 30, 2014 6/30/2014 10:22:00 AM

Dez anos atrás, o Google mergulhou pela primeira vez nas redes sociais por meio do Orkut, que nasceu como projeto experimental de um engenheiro que deu nome à rede. As comunidades do Orkut deram forma a conversas e conexões que até então não existiam, antes mesmo que as pessoas soubessem o que eram “redes sociais”.

Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários.

O Orkut será descontinuado no dia 30 de setembro de 2014. Até lá, não haverá impacto para os atuais usuários, para que a comunidade tenha tempo de lidar com a transição. Usuários podem exportar as informações do seu perfil, mensagens de comunidades e fotos usando o Google Takeout (disponível até setembro de 2016). A partir de hoje, novos usuários não podem criar novas contas no Orkut.

O Orkut pode estar indo embora, mas todas as incríveis comunidades criadas pelos usuários vão ficar. Um arquivo com todas as comunidades públicas ficará disponível online a partir de 30 de setembro de 2014. Se você não quiser que seu nome ou posts sejam incluídos no arquivo de comunidades, você pode remover o Orkut permanentemente da sua conta Google. Para ter mais detalhes, por favor, visite a Central de Ajuda.

Foram 10 anos inesquecíveis. Pedimos desculpas para aqueles que ainda utilizam o Orkut regularmente. Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além.”

Fonte: http://googlebrasilblog.blogspot.ie/2014/06/adeus-ao-orkut.html